15.4 C
Curitiba
sexta-feira, 24 maio 2024

Saúde de Curitiba alerta sobre a importância da vacina contra gripe

Nesta semana de multivacinação em Curitiba a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta para importância da imunização anual contra a gripe. As doses do imunizante continuam disponíveis e, nesta semana (exceto no feriado de quarta-feira), a Prefeitura vai manter dez unidades de saúde (lista abaixo) com horário ampliado para oferta de vacinas.

Mesmo com a campanha nacional, ações de divulgação e disponibilização de vacinas em fins de semana, a cobertura vacinal contra a influenza para público alvo em Curitiba ainda está em 48,9%.

O aumento de casos de gripe no Estado de São Paulo causa preocupação nos serviços de saúde.

“Os vírus da gripe têm alto poder de mutação. Por isso, a vacina também passa por atualização, para que possa conferir proteção adequada às características do vírus circulante. Sendo assim, a vacina funciona como uma renovação da proteção que precisa ser feita todo ano”,  explicou o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira.

 

Aumento de atendimento respiratórios

Levantamento do Centro de Epidemiologia aponta continuidade de aumento no número de atendimentos respiratórios em Curitiba. Na última semana epidemiológica (período de 2/10 a 8/10), o atendimento cresceu 9% em relação à anterior (25/9 a 1/10).

Na semana epidemiológica de 2/10 a 8/10 foram 9.792 atendimentos por sintomas respiratórios na rede municipal. De 25/9 a 1/10, tinham sido 8.986. 

Segundo Oliveira, esse aumento está dentro da média histórica para o período de início da primavera, mas deve ser observado com cautela. Historicamente, Curitiba tem um aumento sazonal nos casos de sintomas respiratórios na rede municipal de saúde com a chegada da primavera.

“No ano passado nós já vivemos um comportamento atípico da circulação da gripe e podemos evitar que o cenário se repita com a vacina, mas a população precisa fazer sua parte, indo se vacinar”, orienta.

O munizante contra a gripe está disponível desde o início de junho para todos os curitibanos a partir dos 6 meses de idade em 107 unidades de saúde da cidade.

Mutirão de vacinas

Além da vacina contra a gripe, a SMS também está realizando atualização vacinal. Nesta Semana da Criança estão sendo ofertadas todas as vacinas de rotina para os públicos definidos no Plano Nacional de Imunizações (PNI), entre elas: hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.

A vacina BCG será aplicada conforme o cronograma a seguir: 11/10 nas unidades Santa Felicidade e Monteiro Lobato; 13/10 nas unidades Vila Hauer, Mãe Curitibana e Bairro Novo e 14/10 nas unidades Vila Feliz, Iracema e Vila Guaíra. O cronograma visa a otimização do uso dos frascos deste imunizante.

Como consultar

Para verificar se há vacinas pendentes, basta acessar o Aplicativo Saúde Já Curitiba (site ou smartphone), e clicar na opção “Carteira de Vacinação” e escolher a aba “Pendentes”, que irá mostrar as doses do calendário nacional de vacinação em atraso. 

Para crianças de 1 a 4 anos, mesmo que não haja doses em atraso, a recomendação é leva-las às unidades de saúde para receberem a gotinha da vacina contra a poliomielite, uma dose extra ofertada em campanha nacional.
No caso das vacinas contra a covid-19, confira aqui quais doses você precisa tomar e quais os intervalos entre uma aplicação e outra. 

 

Vacinação na Semana da Criança

Multivacinação em horário estendido
Dias 11, 13 e 14/10, das 8h às 21h
(no dia 12/10, feriado nacional, não haverá vacinação)
 

Distrito Sanitário Bairro Novo
Unidade de Saúde Bairro Novo (vacinação da BCG em 13 /10)
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado
Distrito Sanitário Boa Vista
Unidade de Saúde Bacacheri (vacinação da BCG em 10/10)
Avenida Erasto Gaertner, 797 – Bacacheri
Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Vila Hauer (vacinação da BCG em 13/10)
Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer
Distrito Sanitário Cajuru
Unidade de Saúde Iracema (vacinação da BCG em 14/10)
Rua Professor Nivaldo Braga, 1571 – Capão da Imbuia
Distrito Sanitário CIC
Unidade de Saúde Oswaldo Cruz (vacinação da BCG em 10/10)
Rua Pedro Gusso, 3749 – Cidade Industrial
Distrito Sanitário Matriz
Unidade de Saúde Mãe Curitibana (vacinação da BCG em 13/10)
Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco
Distrito Sanitário Pinheirinho
Unidade de Saúde Vila Feliz (vacinação da BCG em 14/10)
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo
Distrito Sanitário Portão
Unidade de Saúde Vila Guaíra (vacinação da BCG em 14/10)
Rua São Paulo, 1495 – Vila Guaíra 
Distrito Sanitário Santa Felicidade
Unidade de Saúde Santa Felicidade (vacinação da BCG em 11/10)
Via Veneto, 10 – Santa Felicidade
Distrito Sanitário Tatuquara
Unidade de Saúde Monteiro Lobato (vacinação da BCG em 11/10)
Rua Olívio José Rosetti, 538 – Tatuquara

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS