12.6 C
Curitiba
sábado, 22 junho 2024

Mercado Municipal recebe dia de palestras sobre comida de verdade

Na próxima quinta-feira (13/10), o Mercado Municipal de Curitiba vai receber um dia inteiro com palestras sobre os desafios de promover a comida de verdade e combater a insegurança alimentar.

A programação (abaixo) faz parte do Mês da Alimentação Consciente em alusão ao Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos, celebrado em 29 de setembro, e também ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro.

As ações do Mês da Alimentação Consciente fazem parte do Curitiba Viva Bem, o conjunto de ações de promoção da qualidade de vida na cidade.

Palestras

O dia terá como destaque as palestras de Juliana Tangari do Instituto Comida do Amanhã, que vai falar sobre Sistemas Alimentares e Políticas Municipais pelo Direito à Alimentação e Nutrição Adequada; e a palestra da convidada internacional Leïla Mostefa-Kara, PhD em ciências biomédicas e pós-graduada em lazer, cultura e turismo que vai falar sobre Comida Intuitiva Como Comida Sustentável. A Participação será online com inscrições também pelo Guia Curitiba.

Programação

9h – Abertura Secretário SMSAN – Luiz Gusi e Presidente Comsea Tammy Teixeira

9h30 – Palestra “A polinização como Estratégia na Comida e Água de Verdade” – Felipe Thiago de Jesus, Diretor de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional na Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) de Curitiba.

10h – Palestra “Visão do Paraná no desenvolvimento sustentável” – Filipe Braga Farhat – Coordenador de Parcerias para a Agenda 2030 pela Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Paraná –

10h30 – Palestra “A Agricultura Regenerativa como Estratégia para Água e Comida de Verdade na Grande Curitiba” – Luiz Carlos de Camargo Gonçalves – Conselheiro representante da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (AOPA) no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba.

11h – Gastromotiva – Oportunidades dos Consumidores e dos Restaurantes no Combate à Insegurança Alimentar + Aula Show + Imersão e Coleta de xepa no Mercado Municipal.

12h – Almoço.

14h – Rodas de Conversa: ‘Prato do Dia’: Segurança Alimentar e o Direito à Saúde

Uma troca de saberes onde os convidados partilham informações estratégicas para apoiar escolhas alimentares saudáveis no cotidiano urbano. Nesse diálogo, as falas e suas interações trazem um pensar ampliado sobre o papel de políticas públicas no desenvolvimento de atitudes concretas pela soberania e segurança alimentar na promoção da saúde de pessoas e populações.

Mediadoras: Profas. Maria Teresa Gomes de Oliveira Ribas (Curso de Nutrição – Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR) e Silvana Santos (Curso de Nutrição – Universidade Tuiuti do Paraná – UTP)

14h -“Prato Cheio pra Conversa” – Segurança de “Produtos Similares”: O que estamos consumindo de verdade?

Convidada: Andrea Zacarias (Unibrasil) – participação presencial

14h30 “Um Bom Caldo de Prosa” – O que é preciso saber sobre a rotulagem de alimentos.

Convidada: Ana Paula Bortoleto (IDEC) – participação online

15h “Conversa Afiada”: Resíduos de agrotóxicos nos alimentos: direito à informação

Convidado: Marcos Andersen (SESA-Paraná) -participação presencial

15h30 – Conversa com o público.

16h – Juliana Tangari do Instituto Comida do Amanhã – Sistemas Alimentares e Políticas Municipais pelo Direito à Alimentação e Nutrição Adequada.

17h – Convidada Internacional pela Aliança Francesa Brasil – Leïla Mostefa-Kara – PhD em ciências biomédicas e pós-graduada em lazer, cultura e turismo. Palestra: “Comida Intuitiva como comida sustentável” – Participação online

18h – Encerramento – Presidente do COMSEA Curitiba – Tammy Teixeira 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS