15.4 C
Curitiba
sexta-feira, 24 maio 2024

Semana da Empregabilidade tem palestra e mutirão de emprego para pessoas com deficiência

A Prefeitura de Curitiba promove a Semana da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, evento dedicado a oferecer oportunidades e informações para pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho. Nos próximos dois dias, no Espaço do Trabalhador Curitibano de Santa Felicidade, o evento terá palestras e mais um mutirão de emprego com oferta de 325 vagas para o público PCD.

Nesta quinta-feira (21/9), a programação traz palestras sobre empregabilidade e empreendedorismo. Das 14h às 16h, representantes da Fundação de Ação Social (FAS) falarão do programa Aprendiz voltado para jovens com deficiência. O Departamento da Pessoa com Deficiência abordará a integração das PCDs no mercado de trabalho, enquanto o Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba, compartilhará informações sobre o empreendedorismo.

Na sexta-feira (22/9), um mutirão de empregos vai reunir colaboradores das empresas A.Yoshii Engenharia, Verde Mais, Droga Raia, Lojas Colombo, Obra Prima, SoftMarketing, Unifacear, Unidas e Grupo Barigui, que irão entrevistar candidatos. Essas empresas têm 325 vagas disponíveis em diversas funções.

Os interessados devem levar Carteira de Trabalho digital, RG ou CPF, e um laudo médico que comprove a deficiência.

Calendário municipal

A Semana da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência começou na segunda-feira (18/9) e faz parte do calendário oficial do município de Curitiba, instituída em 2017.

Seu principal objetivo é promover a inclusão social e a empregabilidade das pessoas com deficiência na cidade, ao mesmo tempo em que apoia empresas no cumprimento de suas responsabilidades legais em relação às cotas de empregados com deficiência.

A legislação brasileira determina que empresas com cem ou mais empregados têm obrigação legal de destinar uma cota, que varia de 2% a 5% do quadro funcional, para pessoas com deficiência.

Dia D

Desde o início da semana, já foram realizadas atividades como oficinas de confecção de currículos, uma câmara de inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho e um mutirão de empregos com a participação de outras 30 empresas, que ofereceu 1.000 vagas de emprego. Este mutirão foi realizado durante o Dia D – Dia da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS, na última terça-feira (19/9).

Serviço: Semana da Empregabilidade 

Local: Espaço do Trabalhador Curitibano de Santa Felicidade – Rua da Cidadania Santa Felicidade
Endereço: Rua Santa Bertilla Bscardin, 213

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS