11.9 C
Curitiba
sábado, 20 abril 2024

Superlua poderá ser observada do Parque de Vila Velha

O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa (Campos Gerais), é uma boa opção para quem quer observar a superlua, que ocorrerá durante o feriado da Proclamação da República, entre os dias 12 e 15 de novembro. O parque atenderá os visitantes durante todos os dias no feriadão e a caminhada noturna é um dos passeios oferecidos no local. Outros atrativos são os arenitos, furnas, trilha da Fortaleza e a Lagoa Dourada.

O passeio noturno monitorado acontece das 18 às 22 horas. Ainda têm vagas para o passeio de domingo (13). A caminhada de segunda-feira (14) já está com inscrições encerradas. Para garantir a participação no passeio, é necessário fazer o agendamento prévio pelo e-mail agendamento@paranaprojetos.pr.gov.br.

EXTRA – “Houve uma grande procura para a Caminhada Noturna do dia 14 de novembro, devido a superlua, e nós abrimos um passeio extra no dia 13 para as pessoas que estavam na lista de espera”, afirma o analista administrativo do Parque Estadual de Vila Velha, Cleberson Veiga.

Para visitar o local em grupos de até 15 pessoas não é necessário agendamento prévio, mas é recomendado que os visitantes cheguem pela manhã para garantir os ingressos para os passeios. Já atrações como a Caminhada Noturna e a Trilha da Fortaleza devem ser agendadas antecipadamente, de acordo com a disponibilidade do parque.

SEIS QUILÔMETROS – A caminhada noturna inicia no Centro de Visitantes e se estende por seis quilômetros, divididos em duas partes de três quilômetros cada: a primeira é feita até uma pequena represa para observação dos aspectos naturais, e a segunda parte é pela trilha dos Arenitos. A caminhada acontece por uma estrada asfaltada e depois por uma trilha sem grandes obstáculos, por isso, pode ser percorrida por crianças.

Para a caminhada, é recomendado que os visitantes usem calçado apropriado para trilha e levem cantil ou garrafa com água, capa de chuva, repelente e lanternas. Não é permitido alimentar-se, fumar ou consumir bebidas alcoólicas durante a trilha, além de ser proibida a entrada de animais domésticos. Para preservar a natureza e o parque, não é permitido caminhar fora das trilhas, apoiar-se ou riscar os arenitos, nem retirar plantas e flores.

Para gerar o mínimo impacto possível na fauna e na flora do local, especialmente por ser um passeio noturno, é importante manter o silêncio e limitar o uso de lanternas somente ao necessário.

Em caso de chuva, o passeio é cancelado com até três horas de antecedência. A comunicação é feita por telefone e e-mail. Como as vagas são limitadas, se for necessário cancelar a participação agendada, é preciso avisar com o máximo de antecedência.

PARQUE – O Parque Estadual de Vila Velha pertence ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e foi criado em 1953 para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, tem mais de três mil hectares e diversas atrações, entre elas os Arenitos, Furnas e a Lagoa Dourada.

Entre a fauna do parque, já foram encontradas muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto.

O parque conta com estrutura para recepção, orientação e deslocamento dos visitantes até as trilhas e atrativos. Todos os passeios são acompanhados por condutores que participam de constantes treinamentos para melhor atender ao público.

SERVIÇO: Parque Estadual de Vila Velha.

Localização: BR-376, km 515 – Jardim Vila Velha, Ponta Grossa – Paraná.

Horário de funcionamento: durante o feriado de Proclamação da República, o parque funcionará das 8h30 às 17h30, com entrada permitida até às 15h30.

Ingresso: R$ 25 – pessoas até 7 anos e com mais de 60 anos são isentas.

Estudantes, moradores de Ponta Grossa, doadores de sangue, servidores públicos do Paraná e professores têm direito à meia entrada, mediante comprovantes.

Contato: (42) 3228-1138/(42) 3228 1539

E-mail: agendamento@paranaprojetos.pr.gov.br

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS