24.4 C
Curitiba
segunda-feira, 24 junho 2024

Tendência em Ascensão: Número de Consorciados no Brasil Alcança 9,67 Milhões em Julho de 2023

Prestem atenção nesse número 9,67 milhões de pessoas, é muita gente, né?
Esse é o número de consorciados ativos no Brasil em julho de 2023, segundo a ABAC, é muita gente conquistando os seus sonhos não é mesmo?

O segmento teve um acréscimo de 10,4% em relação ao mesmo mês de 2022.

De janeiro de 2022 até julho de 2023 o setor acumula 18 meses de crescimentos ininterruptos que mostra a força do sistema de consórcios nos seus mais de 60 anos de história. É inacreditável o tanto de negócios realizados com um sistema de acesso a créditos em vários segmentos, e essa invenção é genuinamente brasileira e responsável por realizar a conquista de muitas pessoas que planejam adquirir veículos automotores, imóveis, serviços, embarcações e até mesmo aeronaves de pequeno porte.

Através de uma programação de pagamentos mensais, o consumidor pode se beneficiar do fato de não ter juros nessa modalidade de compra, (apenas uma pequena taxa de administração), que pode variar de acordo com o bem pretendido ou serviços, e qualquer pessoa pode tranquilamente adquirir um plano de consórcio, basta se programar com uma parcela que seja confortável no bolso. É importante frisar que a administradora escolhida seja associada a ABAC, lembrando que as administradoras de consorcio também são fortemente fiscalizadas pelo Banco Central então… o risco do consorciado é zero.

Mas o que é um consórcio?
O consórcio é uma forma de financiamento coletivo, em que um grupo de pessoas se reúne para juntar dinheiro e comprar um bem. Isso quer dizer que, nesse grupo, os consorciados contribuem juntos como uma parcela mensal e formam um fundo do qual todos eles, contemplados por sorteio ou lance, podem utilizar o crédito para adquirir um bem ou serviço.

Entre suas principais vantagens estão: ausência de juros e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), diversidade de planos, baixos custos, poder de compra à vista, valor do bem sempre atualizado, possibilidade de antecipar a contemplação com lance, uso de até 10% do crédito para despesas, flexibilidade na escolha do bem, formação ou ampliação de patrimônio pessoal, familiar ou empresarial. Isso torna o consórcio uma alternativa cada vez mais popular e vantajosa para quem busca realizar objetivos financeiros, mas deseja evitar a tomada de empréstimos com juros elevados.

Dúvidas para
marlenecarvalhoconsorcio@gmail.com

Marlene Carvalho
Marlene Carvalho
Especialista em Consórcios com 29 anos de experiência, Pedagoga, Designer de Interiores

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS