19.9 C
Curitiba
quarta-feira, 24 abril 2024

Terreno limpo pela Prefeitura recebe mais entulho em menos de 12 horas

Menos de 12 horas depois da limpeza feita por quatro caminhões da Prefeitura, um terreno na Rua Leandro Dacheux do Nascimento Junior, na Vila Atenas, voltou a ficar cheio de entulhos descartados irregularmente. Na terça-feira (16), 15 toneladas de entulhos foram retiradas do local. Nesta quarta-feria,  equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente encontraram ali um sofá e restos de madeira, que também já foram removidos.

A Prefeitura de Curitiba pede para que a população colabore não descartando lixo e resíduos em locais impróprios, e acione os serviços da limpeza pública e a central 156, para que não ocorram situações semelhantes.

“Lamentamos a atitude e pedimos que a população colabore acionando os serviços da Prefeitura para retirada dos diversos tipos de lixo. Da pilha, à lâmpada, resto do azeite, resíduo vegetal, ao lixo doméstico, a Prefeitura tem coleta. Basta colaborar”, disse o superintendente  de Manutenção Urbana da Secretaria Municipal de Governo,  Edemar Meissner.

É importante que a população separe o lixo corretamente, o que evita o desperdício, economiza matéria-prima e energia, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, gera trabalho e renda, promove saúde, cidadania e inclusão social.

 

A Prefeitura Municipal de Curitiba oferece à população:

Coleta de Resíduos Sólidos Domiciliares

Coleta de Resíduos Sólidos Recicláveis

Coleta de Resíduos Vegetais

Coleta de Resíduos de Serviço de Saúde

Programa Compra do Lixo

Programa Câmbio Verde

Varrição Manual

Varrição Mecânica

Limpeza de feiras-livres

 

 

Resíduos vegetais, produtos inservíveis de madeira e entulhos

O cidadão poderá dispor à coleta: resíduos vegetais, produtos inservíveis de madeira e entulhos e resíduos da construção civil até 5 carrinhos de mão equivalente a 0,5m³ (metros cúbicos).
Os materiais deverão estar dispostos em frente ao imóvel e segregados. Os mobiliários que ainda tem condições de uso deverá ser feita a solicitação pela Central 156 que direcionará ao Disque Solidariedade. Confira a tabela com os dias de coleta AQUI

Coleta Domiciliar

É a coleta regular dos resíduos gerados nas atividades diárias nas residências, bem como em estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços, cujos volumes e características sejam compatíveis com a legislação municipal vigente.

É constituído por restos de alimentos (cascas de frutas, verduras, sobras etc.), papéis utilizados (papel higiênico, papel toalha, guardanapos) e fraldas descartáveis.

Solicitação de implantação de coleta de resíduos domiciliares, reclamações, irregularidades, sugestões e elogios e denúncias, deve constar a indicação exata do local a ser atendido através do telefone  (41) 3313-5739 ou pelo E-mail: limpezapub@smma.curitiba.pr.gov.br

Lixo tóxico domiciliar

Leve até o terminal: pilhas, baterias, toner de impressão, embalagens de inseticidas, tintas, remédios vencidos até 10 kg, lâmpadas fluorescentes (até 10 unidades), óleos de origem animal e vegetal (embalados em garrafas PET de 2 litros).

HORÁRIO DE PERMANÊNCIA DO CAMINHÃO NAS PROXIMIDADES DOS TERMINAIS: 7h30 as 15h

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS