Na próxima sexta-feira (5/8), a Unidade de Saúde Mãe Curitibana terá uma oficina para gestantes alusiva à 30ª Semana Mundial de Amamentação.

O evento, que começa a partir das 9h30, é aberto para todas as gestantes, independente da idade gestacional, e também para nutrizes (mães que estão amamentando).

De acordo com a supervisora do Distrito Sanitário da Regional Matriz, Gisele Jarek Túlio, na programação estão previstas palestras sobre amamentação, cuidados durante a gravidez para a mãe e o bebê e ergonomia da amamentação.

Mês do aleitamento materno

As futuras mamães também receberão orientação sobre como manter em dia a saúde bucal da mãe e do bebê e também será realizado um mamaço para incentivar o aleitamento. “Agosto é o mês do aleitamento materno no Brasil e também é o período em que comemoramos a semana mundial referente ao tema”, explicou Gisele.

A primeira vacina

O leite materno é considerado a primeira vacina que a criança recebe na vida, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.
A Prefeitura incentiva o método pelo Programa Mama Nenê, mantido pelas secretarias da Saúde e Educação. Pelo programa, as mães têm nos CMEIs e CEIs um local reservado para amamentar os filhos ou retirar o leite.

Além dos espaços físicos e da orientação às famílias sobre a importância do aleitamento, o Mama Nenê oferta ações formativas para todos os profissionais envolvidos com o cuidado e atendimento às crianças.

Ergonomia da amamentação

A postura correta para amamentação também será tema do encontro. Manter a coluna sempre apoiada, preservando sua curvatura normal, além de ter sempre os pés no chão são algumas das dicas que serão citadas. 

“A posição correta para amamentar evita que este momento tão importante para a mãe e a criança seja desgastante além de prevenir eventuais lesões”, explicou Gisele.


Massagem para bebês

As mães também vão aprender a aplicar a shantala, uma técnica de massagem específica para bebês, trazida da Índia há mais de 40 anos.

Além de fortalecer os vínculos entre a mãe e o bebê, a shantala pode trazer vários benefícios para os pequenos, como a melhoria do sono, alívio das cólicas e além de servir para acalmar as crianças.

Serviço: Oficina para gestantes – 30ª Semana Mundial de Amamentação

Local: Unidade de Saúde Mãe Curitibana (Rua Jaime Reis, 331, São Francisco)
Data: 5/8
Horário: a partir das 9h30