18.2 C
Curitiba
segunda-feira, 24 junho 2024

VII Conferência Municipal de Cultura de Curitiba: inscrições abertas a partir desta terça-feira

Curitiba se prepara para mais uma edição da Conferência Municipal de Cultura, com espaço de diálogo e participação entre a sociedade civil e os representantes do governo. O encontro, que está com inscrições abertas a partir desta terça-feira (15/8), vai definir políticas, programas e ações que moldarão o cenário cultural nos próximos anos, além de selecionar delegados para as plenárias das conferências estadual e nacional.

O tema central da VII Conferência Municipal de Cultura de Curitiba é Democracia e Direito à Cultura. O evento terá uma etapa virtual e outra presencial. A primeira etapa acontece de forma on-line, no dia 30 de agosto. Nesse dia serão escolhidos os delegados.

A segunda etapa, presencial, acontece dias 1º e 2 de setembro, com atividades de discussão e elaboração de propostas para seis eixos temáticos, que por sua vez englobam vários assuntos como legislação, participação social, patrimônio, diversidade cultural, economia criativa, linguagem digital, entre outros. 

“A Conferência Municipal de Cultura é uma oportunidade para a população curitibana se envolver ativamente nas decisões relacionadas à cultura da cidade. É um espaço aberto para vozes diversas, onde ideias e sugestões são bem-vindas, fortalecendo a participação social e a construção colaborativa de políticas públicas culturais”, destaca a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Para garantir a transparência foi publicado um regulamento que pode ser consultado pela população no site da Fundação Cultural de Curitiba. Esse regimento foi apreciado pelos representantes do Conselho Municipal de Cultura.

Inscrições

As inscrições para participar da conferência municipal serão realizadas eletronicamente. Para se inscrever, o participante deverá estar cadastrado no portal ecidadão: www.curitiba.pr.gov.br  e clicar no ícone ao lado direito, Minha Prefs. O próximo passo é acessar o link de inscrições no site conecta.curitiba.pr.gov.br . A data limite é 28 de agosto, e serão aceitas até 200 inscrições por eixo que obedecerão a ordem cronológica dos inscritos.

Além de se inscrever para integrar um dos grupos de discussão dos eixos temáticos, qualquer pessoa pode se candidatar como delegado, para ter direito a voz e voto na plenária final.

Eleição de delegados

No dia 30 de agosto serão abertas as salas virtuais correspondentes a cada eixo temático. Nesta ocasião, os participantes inscritos em cada eixo deverão eleger os seus delegados.  Cada grupo poderá eleger até 30 delegados, sendo 20 titulares e 10 suplentes, totalizando até 120 delegados titulares para a Plenária da Conferência Municipal de Cultura.

Além dos delegados eleitos representantes da sociedade civil, a plenária final terá 38 delegados conselheiros do Conselho Municipal de Cultura e 7 delegados integrantes da comissão Organizadora da Conferência Municipal de Cultura, totalizando até 165 delegados conferencistas.

Debates e plenária

Na sexta-feira (1º/9) começa a fase presencial da Conferência, com o credenciamento dos participantes, abertura solene e uma palestra magna. No sábado (2/9), das 8h às 16h, em vários espaços da Fundação Cultural, serão discutidos os eixos temáticos: 

Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura
Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social
Identidade, Patrimônio e Memória
Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
Direito às Artes e Linguagens Digitais

O ponto alto da Conferência Municipal de Cultura ocorrerá na Plenária, que acontecerá no Teatro do Memorial de Curitiba. Nessa etapa, serão apresentadas as conclusões e propostas dos eixos temáticos, bem como a escolha dos delegados que representarão Curitiba em outras instâncias da Conferência (estadual e nacional).

7ª Conferência Municipal de Cultura de Curitiba

Inscrições: de 15 a 28 de agosto
1º passo: Cadastro no portal ecidadão
2º passo: Inscrições no portal conecta.curitiba.pr.gov.br

Eleições dos delegados conferencistas
Dia 30 de agosto, 19h, em formato on-line
Abertura
Dia 1º de setembro, 19h
Memorial de Curitiba (Drº Claudino dos Santos, 79, São Francisco)
Debates 
Dia 2 de setembro, das 8h às 16h, em vários espaços da Fundação Cultural de Curitiba
Plenária
Dia 2 de setembro, 18h 
Memorial de Curitiba (Drº Claudino dos Santos, 79, São Francisco)

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS