18.4 C
Curitiba
sexta-feira, 12 abril 2024

Zelo pela cidade: piscinas da Prefeitura de Curitiba atraem 2,4 mil no primeiro mês do Viva o Sábado

Recreativas, bem-cuidadas e modernas, as piscinas do Clube da Gente do Bairro Novo, usadas gratuitamente pela população no programa Viva o Sábado, são verdadeiros espaços de integração social e familiar. No local, todos os sábados, sempre com horário agendado previamente, famílias inteiras aproveitam as águas limpas e aquecidas – especialmente no inverno – para desfrutar de momentos de lazer, saúde, bem-estar físico, social e mental.

Os números confirmam o sucesso do programa que abre 12 espaços da Prefeitura para oferecer uma ampla variedade de atividades gratuitas aos moradores O primeiro mês do Viva o Sábado atraiu quase 10 mil pessoas – 2.400 delas às piscinas.

Qualidade e zelo

Para manter a qualidade das piscinas e a balneabilidade das águas, os serviços de manutenção são recorrentes. Edson Alves Assis, gerente da Império Serviços, empresa terceirizada para manutenção das piscinas pela Prefeitura de Curitiba, destaca os cuidados e o zelo com os espaços.

Diariamente são feitas a limpeza e o acompanhamento da qualidade da água, a balneabilidade e a temperatura, pois todas as piscinas do programa Viva o Sábado, nos Clubes da Gente, são aquecidas.

“Nós fazemos, diariamente, antes ou ao término das atividades, a aspiração, limpeza de borda, retirada de alguns objetos das superfícies, entre outras ações”, disse. A equipe responsável pelo cuidado, formada por técnicos e piscineiros, é composta por seis pessoas. O Clube da Gente do Bairro Novo tem uma piscina de hidroginástica e uma semiolímpica.

Limpeza gratificante

Todo o cuidado e zelo não se restringe às águas e manutenção dos arredores das piscinas. Além de cair na água, os moradores também usam vestiários exclusivos e muito limpos.

Adelia de Oliveira, da empresa Pontual, também terceirizada pelo Município, é responsável pela limpeza e organização dos espaços. O trabalho dela consiste em varrer, organizar, higienizar, limpar e manter em ordem toda a estrutura.

“Eu organizo tudo, varro, passo ainda o rodo nos corredores para remover a água excedente. Para mim, tudo isso é muito gratificante ao ver a alegria das pessoas, receber elogios e também viver esse clima agradável do clube (da Gente)”, destacou Adelia.


Prática social

Valkiria Roth e o filho Victor participam do Viva o Sábado. Além da parte recreativa e de superar a expectativa, consideram o espaço uma oportunidade de interação familiar.

“Foi muito além da expectativa, quando, no último sábado, viemos eu, meu esposo, meu outro filho de 7 anos e o Victor. Nós achamos muito interessante abrir para a comunidade esse tipo de atividade porque, além de ser algo recreativo, as práticas nas piscinas são interativas e educativas”, disse Valkiria.

Saúde sistêmica

Além das atividades recreativas, o uso recorrente das piscinas e as atividades na água ajudam a saúde das pessoas de modo mais sistêmico e múltiplo.

Segundo o diretor de Lazer da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Jean Emmanuel Kulcheski, a prática recreativa auxilia a saúde mental, física, emocional e psicossocial e no desenvolvimento cognitivo com os movimentos corporais, além de promover a sensação de bem-estar e alegria nos encontros e brincadeiras realizadas dentro das piscinas do Viva o Sábado.

“Muitas vezes, é difícil reunir as famílias, principalmente, hoje em dia. Por isso, as atividades nas piscinas bem cuidadas e qualificadas do Viva o Sábado permitem esses momentos gratificantes de união das pessoas, que deixam a própria ‘ilha’, para viverem esses momentos especiais”, destacou.

Reformas e melhorias

A estrutura do local também recebeu melhorias importantes para atender a comunidade. Recentemente, o Clube da Gente do Bairro Novo passou por uma ampla qualificação. No espaço foi feita toda a reforma da parte metálica, troca do telhado e tramento das ferrugens, substituição da iluminação, recuperação geral das calhas, colocação de telas para evitar a entrada de pássaros e uma grande manutenção.

Agendamento para o Viva o Sábado

Os usuários de cada regional não se limitam apenas às piscinas do Clube da Gente do bairro ondem moram. Eles podem agendar, com antecedência, o uso das piscinas nos outros locais onde o Viva o Sábado é realizado. Ou então participar de outras atividades não aquáticas.

Os agendamentos para o programa Viva o Sábado são feitos no GUIA CURITIBA, às terças antes do fim de semana de atividades.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS