11.8 C
Curitiba
sábado, 22 junho 2024

Alerta às mulheres: PCPR reforça importância de denunciar violência na temporada

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) reforçou neste domingo (1º) a importância das mulheres, moradoras ou turistas do litoral paranaense denunciarem crimes de violência doméstica na temporada de verão. Equipes da instituição estão nas sete cidades da região para atender a população. 

Essa modalidade se caracteriza por qualquer tipo de lesão, sofrimento psicológico ou sexual, dano moral ou patrimonial. O medo e o constrangimento são as principais barreiras que inibem mulheres de comunicarem a violência sofrida.

A PCPR orienta que a vítima registre sempre um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima. Nesse espaço, a vítima passará por uma entrevista e, dependendo do caso, poderá ser solicitada uma medida protetiva, que irá determinar o afastamento do agressor e a proibição de qualquer tipo de contato.

Se a vítima tiver machucados, será encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exames de lesões corporais. Posteriormente, o inquérito policial será instaurado.

Em casos de ameaça, injúria, calúnia, difamação e contravenção de vias de fato cometidos contra mulher, o boletim também pode ser registrado pelo site da PCPR

Caso o crime esteja acontecendo no momento ou em intervalo recente, a PCPR orienta para que a vítima acione a Polícia Militar ou a Guarda Municipal. A atuação conjunta das forças permite atendimento ainda mais rápido à vítima.

A PCPR ressalta que é de extrema importância a vítima fazer todos os exames, comparecer sempre que for chamada à delegacia e cumprir a medida protetiva, denunciando sempre que o agressor tentar algum contato, contribuindo assim para o rápido andamento do processo.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS