15 C
Curitiba
segunda-feira, 20 maio 2024

Bienal leva a arte dos quadrinhos a Curitiba com curadoria 100% feminina

Está chegando o feriadão pela Independência do Brasil, nesta quarta-feira (7/9), e o dia da padroeira de Curitiba, na quinta (8/9), e para aqueles que escolheram ficar na cidade há opções culturais para aproveitar. Uma das principais atrações é a 7ª Bienal de Quadrinhos de Curitiba, que retorna ao formato presencial após cinco anos de espera, por causa da pandemia da covid-19.

A Bienal acontecerá de quinta-feira a domingo (10/9) no Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural. A Gibiteca, outro espaço da Fundação Cultural de Curitiba, também faz parte da programação da bienal e estará aberta nesse feriado com uma exposição de artistas locais.

Com o tema Resistências, Existências: Quadrinhos e Corpos Plurais e com curadoria exclusivamente feita por mulheres, a Bienal oferece uma visão da produção de quadrinhos no Brasil. O evento contará com mais de 60 artistas, tanto nacionais quanto internacionais, tornando-o uma celebração verdadeiramente global da chamada nona arte.

A grande homenageada desta edição é a letrista Lilian Mitsunaga, responsável pelo letreiramento das edições brasileiras dos quadrinhos da Disney. Letreiramento é a etapa de adicionar elementos linguísticos como balões de fala nas histórias para transmitir diálogos, narração, efeitos sonoros que enriquecem a narrativa visual das HQs. Além disso, a Bienal terá a presença de Karol Vitorelo, autora do HQ Kit Gay e vencedora do Prêmio Jabuti.

Entre os convidados internacionais, destacam-se o jornalista sueco Fredrik Strömberg, presidente da Associação Sueca de Quadrinhos, e a quadrinista argentina Maria Luque, autora de A Mão do Pintor.

 

Espaços culturais abertos de quinta a domingo

PORTÃO CULTURAL
Avenida República Argentina, 3.430 – Portão
Das 11h às 20h
*Bienal dos Quadrinhos 

GIBITECA DE CURITIBA
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533a – Centro
Das 9 às 12h – 14 as 18h
*Bienal dos Quadrinhos 

MEMORIAL PARANISTA
Parque São Lourenço – Rua Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço
Das 10h às 18h

MEMORIAL DE CURITIBA
Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco
Fecha dia 7 e abre nos dias 8, 9 e 10 de setembro, das 9h às 15h

CINE PASSEIO
Rua Riachuelo, 410 – Centro
Das 10h às 22h

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS