O Oscar 2022 já passou, mas a programação do Cine Passeio continua a todo vapor – e, o melhor, com entrada de graça. De 31 de março a 13 de abril, acontece no cinema de rua da Prefeitura a segunda edição da Mostra Curitiba de Cinema, com uma seleção de filmes rodados na capital paranaense.

A Mostra Curitiba exibirá no período seis títulos, dois deles inéditos no Cine Passeio, e também terá dois eventos especiais: uma masterclass on-line e um bate-papo presencial (programação no fim do texto).

Os ingressos gratuitos para os filmes devem ser retirados na bilheteria do cinema uma hora antes da sessão. Já as inscrições nos eventos devem ser feitas pelo site do Cine Passeio.

Entre os filmes inéditos estão Mirador, que será exibido no próximo sábado (2/4) e na quinta-feira (7/4) da semana seguinte. Outra estreia dentro da Mostra Curitiba é o filme A Mesma Parte de um Homem, que será exibido nos dias 6 e 8 de abril.

Na programação da Mostra estão ainda Estômago, Alice Júnior, Jesus Kid e Lamento, que retornam às telas do Cine Passeio. Tanto inéditos como reprises serão exibidos na Sala Luz, às 19h30.

Abertura

A mostra começa com a exibição de Estômago (2007), dirigido por Marcos Jorge. A abertura, na quinta-feira (31/3), às 19h, contará com a presença do diretor (que é um dos curadores do Cine Passeio), dos atores João Miguel e Paulo Miklos, e do outro curador do Cine, o jornalista Marden Machado.

Estômago conta a história de Raimundo Nonato (João Miguel), um homem do interior que é contratado como faxineiro de um bar na cidade grande e descobre seus talentos de cozinheiro. Depois de fazer sucesso no bar com suas coxinhas, ele é contratado por um restaurante italiano da região.

Estreias

Premiado no 10º Olhar de Cinema, Festival Internacional de Curitiba, Mirador (2021) conta a história de Maycon, um jovem boxeador pernambucano que ganha dinheiro trabalhando com vários sub-empregos em Curitiba, mas que tem o desejo de retornar aos ringues. A sua vida tem uma reviravolta quando Michele, mãe de sua filha, decide tomar seu próprio rumo e deixa a criança com o pai.

O filme será exibido no sábado (2/4) e na quinta-feira (7/4), às 19h30.

A Mesma Parte de um Homem terá uma pré-estreia exclusiva no Cine Passeio, com a presença do elenco, na quarta-feira (6/4), com outra sessão na sexta-feira (8/4).  Neste filme, Renata vive isolada com seu marido e sua filha no campo, quando são visitados por um estranho. A partir de então, Renata, que costumava sentir um constante medo, passa a despertar sentimentos e desejos que estavam adormecidos.

Masterclass

A masterclass online com Ana Johann, diretora de A Mesma Parte de um Homem, falará sobre a trajetória do filme, da escrita à direção. A aula será no dia 9 de abril, das 10 às 12h.

No mesmo dia, às 15h30, haverá um bate-papo presencial sobre o tema: produzir filmes em Curitiba, com Cláudia da Natividade, Antônio Júnior, Diana Moro e Gil Baroni. As inscrições podem ser feitas diretamente no site do Cine Passeio.

 

Serviço: Mostra Curitiba de Cinema no Cine Passeio

Endereço: Rua Riachuelo, 410 – Centro
*Todos os filmes da Mostra serão exibidos na sala Luz, às 19h30.  Os ingressos da mostra são grátis e podem ser retirados na bilheteria do cinema, uma hora antes do início da sessão

Programação
31 de março (quinta-feira)

19h – Abertura com a presença dos curadores Marcos Jorge e Marden Machado
19h30 – ESTÔMAGO

1º de abril (sexta-feira)
ALICE JÚNIOR

2 de abril (sábado)
MIRADOR

3 de abril (domingo)
JESUS KID

5 de abril (terça-feira)
LAMENTO

6 de abril (quarta-feira)
Pré-estreia exclusiva: A MESMA PARTE DE UM HOMEM, com a presença do elenco

7 de abril (quinta-feira)
MIRADOR

8 de abril (sexta-feira)
A MESMA PARTE DE UM HOMEM

9 de abril (sábado)
10h às 12h – Sala virtual do Cine Passeio (evento virtual)
Masterclass Formas de Narrar – da escrita à direção do filme A MESMA PARTE DE UM HOMEM, com a diretora Ana Johann

15h30 – Sala de Cursos do Cine Passeio (evento presencial)
Bate papo PRODUZIR FILMES EM CURITIBA, com Cláudia da Natividade, Antônio Júnior, Diana Moro e Gil Baroni

19h30 – ESTÔMAGO

10 de abril (domingo)
LAMENTO

12 de abril (terça-feira)
JESUS KID

13 de abril (quarta-feira)
ALICE JÚNIOR