Os cidadãos de Curitiba têm até a próxima quinta-feira (31/3) para participar da primeira etapa do programa de consultas públicas Fala Curitiba 2022. Pela internet ou comparecendo pessoalmente a um dos pontos do Fala Curitiba Móvel (lista abaixo), o curitibano pode ajudar a escolher o que será incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2023).

O formulário digital ou em papel apresenta 59 temas dentre os quais o participante poderá escolher cinco para cada regional. Independentemente do bairro onde mora ou trabalha, as pessoas podem votar nas diretrizes para cada uma das dez regionais da cidade. Se preferir, a escolha pode ser restrita a uma regional escolhida.

Os temas estão relacionados a 15 políticas públicas: assistência social; cultura; direitos humanos; educação; empreendedorismo; esporte e lazer; habitação; meio ambiente; obras públicas; saúde; segurança; segurança alimentar e nutricional; trânsito; transporte; urbanismo.

O programa Fala Curitiba é organizado por uma grande equipe de diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de Curitiba e das Administrações Regionais da cidade, sob a coordenação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

Fala Curitiba continua em abril

Após o término desta fase, começa, já no mês de abril, a segunda etapa do programa de consultas públicas.

“Terá início uma fase bastante importante, pois o cidadão vai poder detalhar o que espera ser incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA 2023)”, explica a diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Imap, Adriane Cristina dos Santos.

A LDO (primeira fase do Fala Curitiba) é diferente da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é mais detalhada.

Assim como na primeira etapa, o Fala Curitiba Móvel, com equipe itinerante, percorrerá os bairros nas dez regionais, para que os curitibanos possam preencher o formulário pessoalmente. Também haverá a possibilidade de participar pela internet pelo site fala.curitiba.pr.gov.br .

Para fazer a escolha pela internet, é só preencher o formulário de sugestões pelo site do Fala Curitiba. Para participar, você deve fazer o cadastro com o login e senha do e-Cidadão. Quem ainda não tem cadastro no e-Cidadão pode preenchê-lo clicando aqui.

Exemplo de governança

O Fala Curitiba é um programa de consultas públicas que permite ao cidadão participar da escolha das prioridades para a cidade de Curitiba para compor o orçamento no ano seguinte.

Criado em 2017, foi selecionado, em 2018, pela comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) como exemplo local de governança alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11, que trata de “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. De 2017 a 2021, a população elegeu 300 ações prioritárias.

 

Onde participar do Fala Curitiba – Semana de 28 a 31 de março

Segunda-feira – 28/3
REGIONAL MATRIZ
Manhã: Pizzaria Altas Horas – Rua Pe. Anchieta, nº 2.443 – Bigorrilho

REGIONAL BOA VISTA
Manhã: Unidade de Saúde Tarumã – José Veríssimo,1352 – Bairro Alto

REGIONAL FAZENDINHA/PORTÃO
Tarde: Cartório Santa Quitéria – Av. Nossa Sra. Aparecida, 305 – Seminário

REGIONAL SANTA FELICIDADE
Tarde: Rua João Tschannerl, 630 (esquina com Rua Kalil Antônio Ferran) – Vista Alegre

Terça-feira – 29/3
REGIONAL SANTA FELICIDADE
Manhã: Praça Saturno – Rua Capitão Domingos Castellano, 150 – Santo Inácio

REGIONAL BOA VISTA
Manhã: Paróquia Santa’Ana do Abranches – Vitório João Brunor, 688 – Abranches

Quarta-feira – 30/3
REGIONAL SANTA FELICIDADE
Manhã: Rua José Valle, 1577 (em frente à Panificadora Santa Felicidade) –  – São João

REGIONAL BOA VISTA
Manhã: Supermercados Boni Bairro Alto – Rua Alberico Flores Bueno, 886 – Bairro Alto

REGIONAL MATRIZ
Manhã: Festval Jardim Social – Rua Arquimedes Cruz, 85 – Jardim Social

Quinta-feira – 31/3
REGIONAL MATRIZ
Manhã: Feira do Ahú – Rua Colombo, s/nº – Ahú

REGIONAL BOA VISTA
Manhã: Centro Comercial Casa China Atuba – Rua Alberico Flores Bueno x Rio Pelotas – Atuba

REGIONAL SANTA FELICIDADE
Tarde: Rua Juvenal dos Santos, 237 (ao lado da Mercearia Costa) – Cascatinha