20 C
Curitiba
quinta-feira, 23 maio 2024

Com a presença de Giba, Prefeitura lança calendário dos Jogos Escolares 2016

O ex-jogador de vôlei Giba, campeão olímpico em 2004, participou nesta quinta-feira (18) da apresentação do calendário da 43.a edição dos Jogos Escolares de Curitiba 2016, que se iniciam no dia 14 de março. Antes de participar de cerimônia de lançamento, ocorrida no Centro de Referência em Qualidade de Vida e Movimento (CRQVM), Giba foi recebido pelo prefeito Gustavo Fruet.

Organizados pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, os Jogos Escolares de Curitiba reúnem estudantes das redes de ensino pública e particular da cidade.

“Os Jogos Escolares já são uma tradição em Curitiba, cidade que é formadora de grandes atletas, a exemplo do Giba. Queremos que a escola seja a base para a iniciação esportiva. Neste sentido, os Jogos Escolares têm um papel muito importante”, disse o prefeito.

Giba, considerado um dos grandes jogadores da história do vôlei, revela que foi na escola, em Curitiba, que deu primeiros passos para se tornar um atleta de alto rendimento.

“É um orgulho para mim participar do lançamento destes Jogos Escolares, pois eu também comecei na escola, toda a minha geração começou praticando esporte na escola. Vejo com alegria que a Prefeitura de Curitiba está fazendo este esforço para resgatar o desporto escolar, pois ele é a base de tudo”, disse o ex-atleta.

Conforme o calendário anunciado nesta quinta-feira (18), os Jogos Escolares começam no dia 14 de março e as disputas acontecerão no decorrer do ano, divididas em seis categorias (juvenil, infanto-juvenil, infantil, pré-infantil, mirim e pré-mirim) e em nove modalidades: atletismo, basquete, futsal, futebol de campo, handebol, ciclismo, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia.

De acordo com o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio Dutra Júnior, nos últimos três anos o número de escolas participantes aumentou em 50%.

“Os Jogos Escolares são a competição mais importante desenvolvida pela Secretaria. Neles está o início, a base para o desenvolvimento esportivo. Nós avançamos nos últimos anos, mas a participação das escolas ainda precisa evoluir. Precisamos que as instituições de ensino se engajem e inscrevam suas equipes”, disse o secretário.

Neste ano, os Jogos Escolares de Curitiba terão como novidade a parceria da Federação do Desporto Escolar do Paraná, presidida pelo ex-atleta Clézio de Marins Prado.

“Nosso objetivo da participação da Federação é criar um fato novo que possa contribuir e se tornar uma alternativa para o desenvolvimento do desporto escolar em Curitiba”, disse.

Ele informa que, com uma das primeiras consequências práticas da parceria, a Federação ficará encarregada de fornecer árbitros para as diversas modalidades em disputa nos Jogos.

Inscrições

As inscrições para a competição serão abertas no próximo dia 26 e a primeira etapa começa no dia 14 de março, com as disputas da categoria juvenil e previsão de participação de 1,1 mil atletas.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS