A segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) relativo ao exercício de 2016 vence na próxima semana, entre os dias 22 e 26 de fevereiro, dependendo da placa do veículo. A Secretaria da Fazenda do Paraná já enviou aos contribuintes correspondências com os boletos para pagamento da segunda e da terceira parcelas.

Quem ainda não quitou a primeira parcela pode regularizar o pagamento e, assim, evitar o lançamento de juros e multas. É só emitir a guia de recolhimento no portal www.fazenda.pr.gov.br. O pagamento poderá ser feito, também, diretamente nos bancos credenciados – Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi – com o número do Renavam do veículo.

Na correspondência enviada pela Fazenda está também o boleto para pagamento da terceira parcela, a partir de 21 de março (confira link da tabela). A secretaria informa que os contribuintes que não pagarem o imposto nos prazos definidos pela legislação terão multa de até 10% e os valores sofrerão acréscimo de juros pela variação da Selic.

A receita líquida do IPVA é dividida entre os estados (50%) e municípios (50%). O secretário da Fazenda do Paraná, Mauro Ricardo Costa, explica que o valor que fica para o Estado é aplicado prioritariamente nas áreas de educação, saúde e segurança pública. O Paraná conta com uma frota de 6,62 milhões de veículos e, destes, 4,38 milhões são tributados.

Confira AQUI a tabela de vencimentos