18 C
Curitiba
quinta-feira, 25 abril 2024

Com curioso tira-teima, Curitiba lança campanha educativa por respeito à faixa de pedestres

Nesta quinta-feira (21/9), a Prefeitura de Curitiba deu início à campanha de trânsito Tira-Teima na Faixa, ação estratégica que faz parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito. O objetivo é promover a conscientização dos motoristas sobre a importância de respeitar a faixa de pedestres e, ao mesmo tempo, contribuir para a segurança viária na cidade.

O curioso “tira-teima” utiliza câmeras instaladas em três pontos estratégicos da cidade para transmitir imagens em tempo real das faixas de pedestres para painéis de mídia localizados nessas áreas. Durante esta semana especial, a campanha se une a outras ações planejadas para a Semana Nacional de Trânsito, reforçando o compromisso da Prefeitura com a segurança nas vias públicas.

O primeiro ponto a receber a intervenção foi o cruzamento da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Brigadeiro Franco, onde as câmeras já estão em operação. Na sexta-feira (22/9), a ação se deslocará para a Rua Marechal Deodoro e no sábado (23/9), último dia da campanha, estará na Rua Hugo Simas.

Como funciona

Além de mostrar os comportamentos dos motoristas, exibindo tanto aqueles que respeitam a faixa de pedestres quanto os que desrespeitam, a campanha também oferece mensagens educativas nos painéis, sensibilizando os condutores sobre a importância de ceder a prioridade aos pedestres. Também faz com que os pedestres repensem hábitos e procurem fazer uma travessia segura.

A superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, comparou a ação ao famoso sistema de videoarbitragem (VAR) utilizado no futebol, enfatizando o caráter descontraído da iniciativa. “Queremos fazer um tira-teima para identificar quem está respeitando a faixa de pedestres. De forma descontraída, queremos enaltecer o comportamento dos bons motoristas e também conscientizar os mais distraídos”, ressaltou ela.

Outro objetivo da campanha é alertar os motoristas para a fragilidade dos pedestres no trânsito e a necessidade de redobrar os cuidados com os mais vulneráveis. O relatório do Programa Vida no Trânsito, divulgado nesta quarta-feira (20/9), revelou que, em 2022, apesar da diminuição no número de mortes no trânsito em Curitiba, houve um aumento de 9,5% no número de acidentes fatais envolvendo pedestres em comparação ao ano anterior.

Blitz educativa

Para complementar a ação, agentes da Escola Pública de Trânsito fazem abordagens educativas com os motoristas nestes endereços, relembrando os cuidados no trânsito.

“Saímos de casa e queremos retornar em segurança, por isso relembramos aos motoristas quais são os cuidados que eles devem ter. É um alerta, uma precaução, uma reflexão”, explicou a agente de trânsito Claudia Claudiano Moreira.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS