20 C
Curitiba
domingo, 25 fevereiro 2024

Fim de semana de calor tem piscinas e atividades de esporte e lazer e ao ar livre em Curitiba

Neste fim de semana, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) oferece uma programação repleta de atividades gratuitas nas dez regionais de Curitiba. Tem diversão de graça em piscinas, praças e parques com o Viva o Sábado, as brincadeiras do Lazer no Parque e mais uma edição do Curitiba Viva Bem – Saúde Mental.

No sábado (23/9), das 10h às 17h, o Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira (R. Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri) recebe um evento especial que vai unir a 5ª edição do Curitiba Viva Bem, com a temática Saúde Mental, e mais uma edição do Juventude de Curitiba em Ação.

Curitiba Viva Bem é gratuito e aberto ao público oferecendo atividades relacionadas à saúde e ao bem-estar, englobando a promoção a vida e prevenção ao suicídio.

Para animar o sábado dos jovens, a Assessoria de Juventude da SMELJ vai promover a junção de diversas ações em um único evento: Talento Jovem, Feira de Serviços Jovem, Festival de Skate, Festivais Esportivos e Vivências de Lazer.

Viva o Sábado

A previsão no próximo sábado é que a temperatura chegue aos 33 graus em Curitiba e esse é mais um motivo para aproveitar as piscinas da Prefeitura que estarão abertas para o programa Viva o Sábado. Os curitibanos podem aproveitar as piscinas, atividades físicas e a estrutura disponíveis em unidades da Prefeitura. As piscinas ficarão disponíveis das 13h30 às 17h15.

As inscrições ainda estão ebertas, garanta uma vaga previamente e aproveite: CONFIRA AQUI.

Já no domingo (24/9), o Ginásio do Tarumã (Av. Victor Ferreira do Amaral, 1.749 – Tarumã) será palco da 3ª etapa do circuito Xeque Mate de Xadrez, das 8h às 18h. O evento reforça a construção da cidadania, os ideais olímpicos, a cultura da paz e o fair-play e atende as instituições de ensino e o público em geral. 

Também no domingo, a partir das 8h30, acontece a Corrida Inclusiva de Curitiba, no Parque Bacacheri (Rua Paulo Nadolny, s/n), que vai reunir pessoas com deficiência acompanhadas dos familiares/responsáveis, bem como representantes de instituições. A corrida faz parte das comemorações do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e também será participativa, já que todos serão premiados com medalhas. A distância será de 2 quilômetros e as crianças percorrerão uma distância simbólica de 100 m.

Outras atividades de sábado (23/9)

ATIVIDADES NAS REGIONAIS

Regional Matriz
No sábado, das 9h às 13h, haverá o Lazer na Rua XV, com atividades lúdicas que promovem a interação entre todas as idades. As ações estarão concentradas no trecho entre a Praça Osório e a Alameda Dr. Muricy.

Regional Cajuru
Das 8h às 10h e das 13h às 15h, no Parque Olímpico do Cajuru, haverá aulas de BMX do Programa E+E=10 para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos matriculados no portal curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br

Das 15h às 16h, o horário é voltado para a experimentação da pista pelas pessoas sem experiência no esporte. É permitida a prática com bicicleta e equipamentos próprios, desde que sejam aprovados pelo professor antes da prática. O professor instruirá a parte da pista em que a prática será permitida. Não há empréstimo de bicicletas e materiais neste horário. Não necessita inscrição prévia.

Das 10h às 12h e das 16h às 18h a pista é liberada para treinamentos de pilotos com experiência na modalidade, com supervisão de um professor da SMELJ. É obrigatório o uso de capacete fechado, calça, camiseta manga longa, calçados e luvas fechados. Cada pessoa deve levar sua garrafa de água.

Centro da Juventude Audi/União (Rua João Henrique Hoffmann, 125 – Uberaba) vai ficar aberto das 7h30 às 12h30 com o Cejuv em Ação.

Haverá empréstimo das quadras para atividades esportivas, atendimento do Raia Livre – programa com objetivo de expandir o atendimento aos adultos que passaram pelo curso de natação nos espaços da Prefeitura – e aulas de hidroginástica.

O programa Rua do Lazer chega ao Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas (R. Nilton João Marchesini, 49 – Cajuru). Das 14h às 17h30 vão acontecer atividades recreativas e de lazer, promovendo a participação da comunidade.

Regional Boqueirão
CEL Vereador João Derosso (Rua Ana Lopos Canet, 4, Xaxim) e o Centro da Juventude Eucaliptos (Rua Pastor Antônio Polito, 2.200, Alto Boqueirão) estarão abertos para a comunidade, com empréstimo de materiais esportivos, quadra poliesportiva, oferta de atividades recreativas, como jogos gigantes, perna de pau, mesa de pingue-pongue, tênis de campo e voleibol. As atividades começam às 8h e vão até as 17h.

A partir das 9h também acontece o Passeio Ciclístico CEI David Carneiro. O Passeio Ciclístico tem como objetivo promover a integração entre a família e incentivo à prática do ciclismo. Com o intuito da participação de pais e filhos com segurança. A concentração será às 08h30min e a saída 09h00

Regional Santa Felicidade
O Salão de Atos do Parque Barigui (Alameda Ecologica Burle Marx, S/N – Santo Inácio) vai ser palco da Mostra de Dança Regional que tem como objetivo difundir a dança como meio sociocultural, proporcionando o lazer e cultura a população, além de ser um espaço à promoção dos grupos e sua arte. Vão participar grupos das regionais Matriz, Santa Felicidade, Boa Vista e Cajuru. A entrada é de graça e a diversão é garantida.

Outras atividades de sábado (24/9)

Lazer no Parque
Das 14h às 17h30, a diversão será em sete pontos de Curitiba: nos parques BariguiAtubaLago AzulNáuticoYberê e dos Tropeiros e na Praça Afonso Botelho.

No Barigui, as atividades serão no gramado ao lado do Salão de Atos. No Parque Náutico, vão se concentrar ao lado da Academia ao Ar Livre. No Parque Atuba, no espaço ao lado da Guarda Municipal. No Lago Azul, no campo de futebol. No Parque Natural Yberê, as atividades serão feitas próximo da pista de skate e das quadras de areia. No Tropeiros, as brincadeiras se concentrarão próximo ao palco.

Entre as opções para diversão das famílias haverá cama elástica, jogos de tabuleiro gigante (dama, trilha e jogo da velha), mesas de pingue-pongue, pinturinha no papel kraft, circuito infantil de habilidades em bicicletas. Na Praça Afonso Botelho o Lazer para Todos oferece diversas atividades e brinquedos inflaveis inclusivos. 

ATIVIDADES NAS REGIONAIS

Regional Matriz
Nas Arcadas do São Francisco tem o Lazer nas Arcadas, ao lado da Feira do Largo da Ordem, das 9h às 13h, para todas as idades, com orientação dos profissionais da SMELJ.

Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco) vai ser palco de mais um Circuito de Dança de Curitiba. A partir das 10h a espaço vai reunir várias apresentações. O Dança Curitiba também enfatiza a busca e troca de experiências, estimulando os bailarinos, professores e coreógrafos a manterem um intercâmbio cultural que contribua para o desenvolvimento técnico e artístico dos participantes e a divulgação de seus trabalhos. A entrada é franca, é só chegar e curtir.

Regional Pinheirinho
O programa Lazer no Bairro chega à Praça Zumbi dos Palmares (Rua Lothario Boutin, 289 – Pinheirinho). Das 9h às 17h vão acontecer atividades recreativas e de lazer, promovendo a participação da comunidade.

Regional Cajuru
Das 8h às 13h a pista de BMX, no Parque Olímpico do Cajuru (Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, s/n), será liberada para treinamentos de pilotos com experiência na modalidade.

É obrigatório o uso de capacete fechado, calça, camiseta manga longa, calçados fechados e luvas fechadas. Cada pessoa deve trazer sua garrafa de água. Moradores de Curitiba e região devem se cadastrar no portal curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br.

Para quem é de outra região e pretende treinar é obrigatório o contato prévio no (41) 99547-1551 (somente mensagens). A Associação de BMX de Curitiba fará empréstimo de bicicletas e materiais mediante solicitação antecipada, através do telefone (41) 99970-3641.

Regional Boqueirão
A partir das 9h acontece o Passeio Ciclístico de Primavera – Santuário Santa Rita de Cássia. O Passeio Ciclístico do Santuário Santa Rita de Cássia tem como objetivo promover a integração entre a família e incentivo à prática do ciclismo. Com o intuito da participação de pais e filhos com segurança. A concentração será às 08h e a saída 09h.

As Inscrições devem ser feitas diretamente na secretaria do santuário.

Quer apenas ficar na torcida? Veja onde ir

– Copa Associações Tatuquara – Futebol de Areia Sub 15
23/9 – Das 8h às 13h
Praça Rio Bonito (R. Alda Basseti – s/n – Tatuquara)
Entrada franca

– Festival EE10 Futsal Sub 11 CIC
23/9 – Das 8h às 13h
CIE CIC (R. Sebastião Ribeiro Batista, 165 – CIC)
Entrada Franca

– Festival EE10 Voleibol CIC
23/9 – Das 13h às 18h
CIE CIC (R. Sebastião Ribeiro Batista, 165 – CIC)
Entrada Franca

– Festival EE10 de natação CIC – Saídas e viradas
23/9 – Das 8h às 12h
Clube da Gente CIC (R. Hilda Cadilhe de Oliveira, 700 – CIC)
Entrada Franca

– Torneio de Voleibol – Portão
23/9 – Das 10h às 14h
Ginásio Rua da Cidadania Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1700 – FAZENDINHA)
Entrada Franca

– Torneio InterCels Voleibol sub 15 Masculino e Feminino Boqueirão
23/9 – Das 10h às 14h
Centro de Esporte e Lazer Carmo (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430 – BOQUEIRÃO)
Entrada Franca

– Festival Maestro da Bola Santa Felicidade
23/9 – Das 9h às 12h
CEL Rua da Cidadania SF (Rua Madre Clélia Merloni -316 – SANTA FELICIDADE)
Entrada Franca

– 19ª Caminhada do Coração
24/9 – A partir das 7h
Praça do Japão (Av. Sete de Setembro, s/n – BATEL)

– Torneio InterCels Futsal sub 15 Masculino Boqueirão
24/9 – Das 9h às 13h
Centro de Esporte e Lazer Carmo (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430 – BOQUEIRÃO)
Entrada Franca

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 114 | JANEIRO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS