23.7 C
Curitiba
quarta-feira, 22 maio 2024

Conferências locais e distritais da saúde começam neste sábado

Começam neste sábado (4/2) as conferências locais e distritais de saúde com o tema “O Modelo da Saúde 4.1 para o avanço do SUS”. Realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) seguindo as deliberações do Conselho Municipal da Saúde (CMS), as etapas locais e distritais culminam com a realização da 15ª Conferência Municipal de Saúde, no dia 25 de março.

A novidade deste ano é que as conferências distritais e locais serão na mesma data, diferente das edições anteriores quando primeiro eram realizadas as locais e então as distritais. Neste sábado (4/2) serão as conferências dos bairros CIC e Boa Vista. Cada Unidade de Saúde debaterá sobre os avanços e a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), para entender a demanda local e avaliar a situação da saúde do município. As propostas definidas pelos bairros, serão levadas para a Conferência Municipal de Saúde.

“A decisão de unir as conferências locais e distritais no mesmo dia foi uma sugestão do CMS para facilitar a participação do cidadão, estratégia prontamente acolhida pela gestão”, ressalta a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella. 

O evento, que acontece a cada quatro anos, funciona como fórum de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública. O conjunto de instruções é proposto pelas entidades representativas dos segmentos dos usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores. Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas.

“Ela é de fundamental importância, é onde entendemos a demanda de cada distrito e identificamos o caminho que devemos seguir para os próximos quatro anos no controle social do SUS”, diz Adilson Tremura, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Saúde 4.1

A conferência vai debater sobre o avanço da Saúde 4.1. O modelo desenvolvido pela SMS durante a pandemia utiliza recursos de tecnologia em prol da saúde do cidadão nos serviços do SUS Curitibano.

Conferência Municipal

Além de debater os temas para avanço do SUS Curitibano, a Conferência Municipal vai eleger delegados da saúde do segmento de usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores para a 13ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, entre 23 e 25 de maio, que vão representar o município.

Também vai definir a composição da gestão do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba para os próximos quatro anos, de 2024 até 2027.

Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 15ª Conferência Municipal de Saúde devem ser contempladas no Plano Municipal de Saúde e para o próximo ciclo de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS