Neste domingo (17) o Coritiba foi até a Vila Belmiro enfrentar a equipe do Santos pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Pelo placar de 2 a 1 o Coxa sofreu a primeira derrota pelo Brasileirão. Léo Gamalho marcou para o Verdão, de pênalti, no primeiro tempo.

O próximo compromisso do Coxa é novamente diante do Santos, mas desta vez pela terceira fase da Copa do Brasil. O jogo de ida será disputado na quarta-feira (20) às 19h30 no Couto Pereira. 

O jogo

Para a segunda rodada do Brasileirão, o técnico Gustavo Morínigo teve o desfalque do lateral direito Warley que sofreu uma lesão na posterior da coxa. Em contrapartida, o atacante, recém contratado, Adrián Martínez foi relacionado para a partida.

O Coxa começou com: Alex Muralha, Guillermo (Matheus Alexandre), Henrique, Luciano Castán, Egídio, Willian Farias, Andrey (Val), Thonny Anderson (Robinho), Igor Paixão, Alef Manga (Adrián Martínez) e Léo Gamalho. 

A primeira etapa começou intensa para ambos os times, o Coxa arriscava nos contra-ataques em velocidade para chegar na meta santista, aos 11 minutos Igor Paixão chegou pela esquerda e arriscou uma finalização mas a bola parou nas mãos do goleiro. No lance seguinte, aos 12 minutos, o Santos abriu o placar com Léo Baptistão.

O Verdão seguiu com um bom ritmo de jogo e chegava com mais precisão na área mandante, aos 15 minutos o Coritiba teve uma boa chance. Igor Paixão cobrou escanteio fechado e a bola passou por Luciano Castán na pequena área, e o goleiro adversário desviou para evitar o gol alviverde. Aos 19 minutos o Coxa chegou outra vez, após jogada na área, Alef Manga venceu a marcação dobrada e arriscou um chute que acabou parando na rede pelo lado de fora.

Trabalhando a bola e pressionando, o Coxa chegava com mais rapidez em busca do empate. Aos 26 minutos, Andrey pegou a sobra da bola e antes da finalização foi derrubado na área, pênalti marcado! Na cobrança, Léo Gamalho bateu no canto direito e não desperdiçou, gol do Verdão e empate na partida. Aos 31 minutos, o alvinegro chegou na área com um cruzamento que acabou desviando em Henrique e a bola entrou, 2×1 Santos.

O Coxa quase conseguiu o empate novamente aos 36 minutos com Alef Manga. O atacante chegou pela direita e chutou, a rede balançou mas foi pelo lado de fora. Final do primeiro tempo, Santos na frente.

Na segunda etapa o jogo voltou mais pegado e truncado, com bastante faltas e cartões amarelos. O Coxa chegou com perigo aos 14 minutos, Egídio arrancou pela esquerda e cruzou para Léo Gamalho que estava na área, o atacante subiu para desviar de cabeça mas a investida acabou na defesa do goleiro santista.

Aos 27 minutos outra boa chance do Coxa, Robinho deu um belo passe para Egídio, o lateral recebeu com velocidade e finalizou com um forte chute o goleiro adversário tirou o perigo com um soco. A equipe alvinegra chegou com perigo aos 31 minutos e com grande defesa, Alex Muralha evitou o terceiro gol da equipe da casa.

O Coxa ainda buscava o jogo e trabalhava a bola, procurando espaços para criar uma jogada com velocidade, nos últimos minutos de partida o Verdão ocupava mais o campo e tocava a bola. Aos 47 minutos Egídio carregou a bola pela linha de fundo e cruzou na pequena área mas a zaga adversária tirou o perigo. Fim de jogo, Santos 2 a 1.