24.9 C
Curitiba
quinta-feira, 22 fevereiro 2024

Diabetes: saiba quais são os sinais e sintomas e como prevenir

No Dia Mundial da Diabetes, lembrado nesta terça, 14 de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Segundo dados da secretaria, atualmente, 70 mil pessoas são monitoradas pelas equipes de saúde de Curitiba com relação à diabetes. A maioria, 62 mil, já foi diagnosticada com doença, enquanto 8 mil estão em fase de pré-diabetes.

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Diabetes, se não tratada adequadamente, a diabetes (tipo 1) pode reduzir a expectativa de vida em até 25 anos.

O Brasil ocupa a sexta posição no ranking mundial de países com o maior número de casos de diabetes entre adultos (20 a 79 anos), de acordo com o Atlas da Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF) de 2021. 

“O diagnóstico precoce é crucial e cada cidadão deve estar atento aos sinais e sintomas, buscando ajuda da equipe multiprofissional de saúde quando necessário. A prevenção é a chave para enfrentar a diabetes de maneira eficaz.” destacou a secretária da saúde, Beatriz Battistella.


Doença silenciosa

A diabetes se caracteriza pela incapacidade do organismo em produzir a quantidade necessária de insulina, responsável por regular os níveis de glicose (açúcar) no sangue.

Existem diferentes tipos de diabetes:

Tipo 1: Surge quando o organismo produz insulina em excesso, geralmente vinculado a fatores hereditários.

Tipo 2: Caracteriza-se pela resistência à insulina ou pela produção insuficiente. Este tipo está frequentemente associado ao estilo de vida.

Gestacional: Manifesta-se durante a gravidez, exigindo monitoramento cuidadoso dos níveis de glicose. Geralmente controlado por dieta e, às vezes, medicamentos.

Pré-diabetes: É o estágio inicial e pode ser revertido com mudanças no estilo de vida.

Os principais fatores de risco são a herança genética, sedentarismo, obesidade, dieta inadequada, idade avançada, histórico de diabetes gestacional, hipertensão, distúrbios metabólicos e histórico de doenças cardiovasculares.

Sinais da doença

Por ser uma doença assintomática, a orientação da SMS é que as pessoas mantenham uma atitude preventiva e procurem sua Unidade de Saúde para fazer exames que podem identificar a doença em estágios iniciais.

Os principais sinais de diabetes:

  • Sede excessiva
  • Fome excessiva
  • Frequência urinária aumentada
  • Perda de peso inexplicada
  • Fadiga persistente
  • Visão embaçada
  • Feridas que cicatrizam lentamente
  • Infecções recorrentes
  • Formigamento ou dormência nas mãos e pés
  • Irritabilidade


Prevenção

A Secretaria de Saúde de Curitiba, por meio do programa Escute Seu Coração, destaca as principais formas de prevenção:

  • Hábitos de vida saudáveis: alimentação equilibrada, atividade física regular, manutenção do peso adequado, controle do estresse, consumo moderado de álcool, abandono do tabagismo, hidratação regular.
  • Acompanhamento regular da saúde: especialmente se tiver fatores de riscos e após os 45 anos.

O programa Escute o Seu Coração está em todas as unidades de saúde de Curitiba, onde são desenvolvidas ações coletivas que englobam atividade educativa, orientação em grupo e atividade física em grupo. As pessoas interessadas devem procurar a unidade de saúde de referência e se informar sobre as atividades oferecidas em sua região.

“Com pequenas mudanças em nosso estilo de vida, podemos prevenir não só essa, mas muitas doenças. Estamos aqui para orientar e apoiar cada passo desse caminho”, relata o diretor da atenção primária da SMS, Cleverson Fragoso.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 114 | JANEIRO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS