20.3 C
Curitiba
domingo, 25 fevereiro 2024

Eduardo Pimentel lança caminhada para ajudar escolas para pessoas com deficiência de Curitiba

Ajudar financeiramente 23 escolas para pessoas com deficiência é o objetivo da Caminhada Anjo Guia, lançada oficialmente nesta quinta-feira (26/10) pelo vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, ao lado da primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone. O evento acontecerá no dia 26 de novembro, uma semana antes do Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência.

Por determinação do prefeito Rafael Greca, a caminhada fará parte dos eventos do calendário natalino da cidade.

A caminhada percorrerá cerca de 1.700 metros de ruas do Centro Cívico. A saída será às 10h do dia 26 de novembro, um domingo, às 10h. As inscrições custam R$ 120 e devem ser feitas por meio do site especialmente criado para o evento.

“É uma alegria poder, novamente, contribuir para esse segmento”, disse Eduardo Pimentel. Em 2022, ele assinou a norma que atualiza a acessibilidade para cães de assistência para pessoas cegas. Este ano, autorizou a destinação de cerca de R$ 8 milhões do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para escolas destinadas a pessoas com deficiência.

Entusiasmo

Entusiasmados com a promoção, Eduardo Pimentel e Margarita Sansone sugeriram que o estudante Enzo Gabriel Veiga Godois, da Escola Vivian Marçal, seja a mascote do evento. “A simpatia e a vivacidade dele resumem o espírito dessa atividade que a Prefeitura apoia com satisfação”, disse Eduardo Pimentel, referindo-se ao menino. Enzo tem paralisia cerebral e se desloca com a ajuda de cadeira de rodas.

Margarita também frisou a importância da adesão dos curitibanos. “É importante que as pessoas, jovens e mais velhas, divulguem e se inscrevam. Quanto maior o número de participantes, maior a renda para as instituições e elas precisam muito disso para o belíssimo trabalho que realizam”, observou.

Receita

A arrecadação será integralmente destinada às escolas. “O valor arrecadado será repartido igualmente entre a Escola Vivian Marçal e uma outra escolhida pelo participante”, explicou Marcos Pinheiro, representante da empresa de marketing esportivo Sportion, responsável pela realização do evento.

O evento foi inspirado na Escola Vivian Marçal, cujos dirigentes foram buscar apoio junto ao vereador Alexandre Leprevost. A seguir, ele apresentou a ideia do evento ao prefeito Rafael Greca. “Essa ação só vem a fortalecer o conceito de Curitiba como cidade referência na inclusão”, disse.

Também participaram do evento a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Denise Moraes; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Júnior; a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; o presidente da Federação Estadual das Institutições de Reabilitação do Estado do Paraná, João Afonso Germano; os vereadores Marcelo Fachinello e Pier Petruzziello; e o representante da Secretaria de Esportes do Paraná, Mário Sérgio Fontes.

Conheça quais serão as escolas beneficiadas com a renda resultante da Caminhada Anjo Guia:

Escola Bilíngue para Surdos da Apas
Vivian Marçal na Modalidade Educação Especial 
Mercedes Stresser na Modalidade Educação Especial
São Francisco de Assis
Marisa Amada Pires Sella
Cedae
José Richa
Nilza Tartuce – Centro
Nilza Tartuce – Unidade Passaúna
São Camilo
Henriette Morineau
Integração e Treinamento do Adulto
Primavera
Luan Müller
Ecumênica
Juril Carnascialli
Egrégora
Pequeno Cotolengo
Menino Jesus
29 de Março
Renascer
Alternativa
Fênix

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 114 | JANEIRO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS