15 C
Curitiba
quinta-feira, 18 abril 2024

Em parceria com o Estado, Japão apresenta oportunidades de intercâmbio para estudantes

Promover as modalidades de bolsas de estudos para intercâmbio no Japão. Com esse objetivo, o Governo do Estado promoveu um evento online, em parceria com o Consulado Geral do Japão em Curitiba, com o intuito de contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes universitários, com foco no desenvolvimento socioeconômico, a partir do ingresso dos jovens no mercado de trabalho local, depois que retornarem do país asiático.

Anualmente, o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciências e Tecnologia do governo japonês oferta bolsas de graduação e pós-graduação, para diferentes áreas do conhecimento. São seis modalidades de bolsas: pesquisa (pós-graduação); graduação; técnico superior; curso profissionalizante; treinamento para professores; cultura e língua japonesa e cultura e língua japonesa para descendentes de japoneses.

O valor mensal da bolsa integral varia de 117 mil a 145 mil ienes, que na cotação atual da moeda brasileira seria entre R$ 4,5 mil e R$ 5,5 mil, a depender da modalidade. O governo japonês também arca com os custos de passagem aérea de ida e volta, curso de língua japonesa, quando necessário, e isenção de taxas de matrícula e mensalidades em instituições de ensino superior.

Além da nacionalidade brasileira e escolaridade correspondente a cada modalidade de bolsa, os candidatos devem demonstrar interesse pela cultura e língua japonesa e conhecimento da língua japonesa ou inglesa.

O processo de seleção dura até quatro meses. A primeira fase envolve a avaliação da documentação, prova escrita e entrevista. Os estudantes que residem no Paraná e em Santa Catarina podem se inscrever em Curitiba.

Serviço:

Plantão do Consulado do Japão em Curitiba para consulta de bolsas

Datas: 29/04 e 27/05 (13h30 às 17h); e 06/05 e 20/05 (9h ao meio-dia).

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 630 – Centro

E-mail: cultura@c1.mofa.go.jp

Mais informações: Site do Consulado – AQUI

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS