O Paraná segue ampliando a carteira de atração de investimentos privados com foco na geração de emprego e renda. O Grupo Tacla, especializado em shoppings centers, prepara a inauguração de um outlet premium em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. A data oficial da abertura para o público do City Center ainda não foi confirmada, mas deve ocorrer entre o fim de novembro e a primeira semana de dezembro. Os empresários não revelam o valor total do investimento, mas estimam um faturamento mensal de R$ 30 milhões.
São 1,5 mil empregos diretos e outros mil indiretos. As vagas, inclusive, estão sendo intermediadas pela Agência do Trabalhador de Campo Largo, em uma parceria com o Governo do Estado – cerca de 250 pessoas já foram contratadas. Além disso, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest) colaborou com a regularização do empreendimento por meio da liberação de diferentes tipos de licenças – prévia, terraplanagem, instalação, ambiental e de operação.
Entre as exigências, destaque para medidas específicas de controle ambiental, como a minimização da emissão de ruídos e poeiras; proteção de recursos naturais como água subterrânea; e a proibição da ocupação das áreas de inundação informadas pelo Instituto Água e Terra (IAT), entre outras. No Estado do Paraná, é a Resolução CEMA nº 107, de 2020, que dispõe sobre o licenciamento ambiental e estabelece critérios e procedimentos a serem adotados para as atividades econômicas.
A construção e abertura do outlet confirma os bons indicadores econômicos do Estado. O mais recente levantamento da Invest Paraná, braço estadual para a prospecção de investimentos privados, apontou que o Paraná atraiu R$ 120 bilhões entre janeiro de 2019 e março de 2022.
Recursos que incrementaram a geração de emprego no Estado. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência, foram 174 mil postos formais abertos no ano passado, melhor marca da história para doze meses. Outras 123.180 vagas formais já foram criadas neste ano, entre janeiro e agosto.
EMPREENDIMENTO – Segundo o Grupo Tacla, o City Center Outlet Premium, em Campo Largo, será o primeiro outlet do Paraná no conceito americano, com lojas ao ar livre que ofertam descontos de até 70% durante o ano todo. Erguido em um terreno de 290 mil metros quadrados, às margens da BR-277 no sentido interior do Paraná, tem área construída de 74 mil metros quadrados. É a 11ª operação no varejo do Grupo Tacla, um dos maiores administradores de shoppings Centers no Brasil e com origem no Paraná.
O complexo contará com 140 lojas, 17 operações de fast food, 4 salas de cinema e 2,5 mil vagas de estacionamento. Entre as marcas já confirmadas, destaque para Nike, Fila, North Face, Tommy Hilfiger e Hurley. “O Grupo Tacla é pioneiro em muitas áreas do varejo brasileiro. Buscamos oportunidades em regiões que têm alto potencial para que as marcas possam fazer bons negócios e a população em geral tenha acesso a serviços de ponta. Para nós é um prazer poder entregar ao Paraná o seu primeiro outlet”, destacou o empreendedor do grupo empresarial, Anibal Tacla.