A Prefeitura de Curitiba preparou um evento especial para a mulher trabalhadora. Entre 8h e 17h desta terça-feira (8), acontece na Praça Rui Barbosa a Feira do Emprego e da Qualificação Profissional da Curitibana Trabalhadora, na qual estarão disponíveis 1.500 vagas de emprego, oferecidas por meio Sistema Nacional do Emprego (SINE). Embora seja dedicada às mulheres, a feira atenderá também o público masculino.

A maioria das vagas é oferecida para trabalhadores com nível médio incompleto e completo. O atendimento do Sine será feito apenas para trabalhadores com carteira de trabalho, documentos pessoais e comprovante de endereço. Os candidatos deverão levar currículo para distribuir nas empresas que estarão presentes.

A feira, organizada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, conta com a parceria de diversas secretarias e órgãos municipais, em especial da Secretaria Municipal Extraordinária da Mulher. São parceiros também o Sesc e o Senat, que estarão presentes oferecendo vagas e cursos para os participantes.

Todas as vagas oferecidas foram previamente cadastradas por 17 empresas no Sistema Nacional do Emprego (Sine). A inscrição das empresas foi feita por meio de edital publicado em fevereiro.

Além da oferta de vagas, estarão disponíveis outros serviços oferecidos pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, tais como encaminhamento para a emissão da Carteira de Trabalho e seguro desemprego e a divulgação de cursos de qualificação profissional oferecidos pelos 25 Liceus do Ofícios mantidos pelo Município. A Prefeitura estará presente na Feira com outros serviços, entre eles teatro de bonecos brinquedos e jogos, orientações sobre alimentação e violência contra mulher, oficinas de maquiagem e ofertas de cursos existentes nos Liceus do Ofício.

No dia da feira, os postos do Sine nas Ruas da Cidadania funcionarão normalmente.

A maior parte das vagas disponíveis são para as seguintes ocupações:

Atendentes/operadores de telemarketing: 404 vagas

Balconista: 23 vagas

Açougueiro: 24 vagas

Operador de caixa: 91 vagas

Repositor: 54 vagas

Servente de limpeza: 41 vagas

Técnico de enfermagem: 20 vagas

Auxiliar de enfermagem: 20 vagas

Cozinheiro: 16 vagas

 

Principais ocupações que exigem nível superior:

Analista de sistemas (2 vagas)

Analista de controle e gestão (economista) (1 vaga)

Analista de marketing (1 vaga)

Analista de recursos humanos (1 vaga)

Publicitário (1 vaga)