19.4 C
Curitiba
terça-feira, 23 abril 2024

Horário estendido e Dia D da Vacinação são estratégias contra nova alta de casos de covid-19 em Curitiba

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registra uma lenta, mas consistente alta dos casos de covid-19 em Curitiba. Ainda que não sejam alarmantes, os números recomendam cuidados sanitários e o mais importante: vacinação.

Um exemplo: quatro mortes por covid-19 foram registradas na semana de 11 a 17 de outubro. Com idades entre 59 e 99 anos, as vítimas tinham comorbidades, mas nenhuma estava com o calendário vacinal em dia.

“É importante lembrar à população de Curitiba: além do atendimento regular, temos dez unidades de saúde, uma em cada Distrito Sanitário, com horário estendido até 20 horas nesta semana”, reforça a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Além disso, no próximo sábado (21/10), a SMS promove o segundo Dia D de vacinação de 2023, das 9h às 15h, em 29 unidades de saúde. O objetivo é claro: melhorar os índices de cobertura vacinal.

A estratégia que combina o Dia D e o horário estendido permite a curitibinhas e suas famílias horários alternativos de vacinação para que todos coloquem a carteira vacinal em dia. Serão oferecidas vacinas anticovid, contra a gripe e aquelas do calendário de rotina.

“Em relação à covid-19, voltamos a convocar os moradores de Curitiba para tomar as vacinas, além das doses de reforço e bivalente, e manter sua proteção”, recomenda a infectologista Marion Burger, do Centro de Epidemiologia da SMS.

A taxa de vacinação da bivalente é de 28,11%, ou seja: alcançou 424 mil pessoas em um universo de 1,5 milhão elegíveis para imunização. O resultado da baixa procura tem aparecido pouco a pouco no painel de monitoramento.

Máscara

Segundo os dados atualizados nesta quarta-feira (18/10), há 1.036 casos ativos em Curitiba – eram 894 em 10 de outubro. A média subiu de 157 para 188 novos casos por dia. “Quem tiver sintomas respiratórios deve usar máscara”, pondera Marion.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS