15.4 C
Curitiba
sexta-feira, 24 maio 2024

Lançamento do Smart City Expo 2023 no MON, destaca Curitiba como cidade inteligente

A 4ª edição do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do principal evento de cidades inteligentes do mundo, será realizada de 22 a 24 de março de 2023, no Expo Barigui. O evento é organizado pelo hub de negócios e soluções iCities e terá como tema “Cidades sem fronteiras, conexões sem limites”.

Será o quarto ano consecutivo que a capital paranaense sedia o fórum internacional de smart cities, que tem apoio da Prefeitura e do Vale do Pinhão.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel participou da cerimônia de lançamento que ocorreu na noite desta quinta-feira (13/10), no Hall das Esculturas do Museu Oscar Niemeyer. Pimentel destacou a importância do evento em uma cidade como Curitiba que foi escolhida como a Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022.

“Referência nacional em legislação para implantação da rede 5G e primeira cidade do mundo a receber uma luminária pública com antena 5G integrada, Curitiba voltará pelo quarto ano a ser a capital mundial da inovação, reunindo especialistas, governos, empresas e profissionais de todo o mundo, que debaterão e buscarão soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades, agora com foco na conectividade global. Através do Vale do Pinhão, temos muito o que compartilhar no Smart City Expo Curitiba 2023”, disse o vice-prefeito.

Eduardo Pimentel afirmou também que a capital impressiona pela quantidade de exemplos em inovação.

“São ações de cuidado com os pequeno e micro empreendedores; cuidado com o empreendedorismo feminino; o Bairro Novo da Caximba com a Pirâmide Solar com mais de 3 mil painéis solares e a Fazenda Urbana que é exemplo para todo o país. Estamos orgulhosos pelo protagonismo de Curitiba”, citou ele.

Ecossistema

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, lembrou que várias ações de cidade inteligente desenvolvidas no município, têm sido fundamentais para retomada econômica da capital – em uma articulação do poder público com o ecossistema de inovação do Vale do Pinhão. “São ações como as citadas pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel que estão tranformando a cidade e a vida das pessoas”, afirmou Alessi.

Cris Alessi reforçou ainda que a inovação é estratégia de governo da gestão Rafael Greca, que considera que ela ganha sua verdadeira dimensão quando compartilhada com toda a população, dentro de um processo social.

Segundo Beto Marcelino, sócio fundador e diretor de relações governamentais do iCities, o Smart City Expo Curitiba 2023 vai discutir impacto da expansão das conexões globais na sociedade pós-pandemia.

“Vivemos em um novo mundo, mais conectado, veloz e inteligente. Um mundo com cidades conectadas às pessoas e às tecnologias inteligentes. Cada vez mais, as smart cities se destacam como referências da retomada econômica e busca pela qualidade de vida, ao utilizar com eficiência os recursos tecnológicos, a criatividade e o planejamento urbano e social”, reforça ele.

Organizado desde 2018 pelo iCities e chancelado pela Fira Barcelona, o Smart City Expo Curitiba 2023 será realizado no Centro de Eventos do Parque Barigui e, pela primeira vez, terá um dia especial reunindo experiências smart. A edição de 2022 reuniu 10,2 mil pessoas de 30 nacionalidades, além de 95 palestrantes de 10 países e representantes de 50 empresas, que geraram cerca de R$ 40 milhões em potencial de negócios.

Reconhecida como a maior vitrine brasileira das tecnologias smart para cidades – com a presença crescente de prefeitos, gestores públicos e privados de todo o país -, o Smart City Expo Curitiba 2023 pretende ser “um ponto de virada para os municípios que ainda não desenvolveram consciência para a importância de investir em estratégias inteligentes para melhorar a vida das pessoas”, acrescenta Marcelino.

Rede mundial

O Smart City Expo Curitiba faz parte de uma rede mundial de eventos, originada pelo maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países e será realizado em Barcelona, na Espanha, em novembro.

Sede do evento brasileiro, Curitiba integra o ranking das comunidades mais inteligentes do mundo da Top7 Intelligent Communities of 2022, realizada pelo Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF). Além disso, foi premiada no Smart City Expo Latam 2022, em Mérida (México), na categoria Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade, com o programa de Agricultura Urbana da cidade. Esta é a terceira vez que Curitiba recebe a premiação. Em 2018, a capital paranaense venceu o Latam Smart City Awards com o aplicativo “Saúde Já” e, em 2021, com o Vale do Pinhão.

Agricultura Urbana de Curitiba vence o prêmio Latam Smart City 2022

Também participaram do lançamento do Smart City Expo Curitiba 2023 o representante do Governo do Estado do Paraná, superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona; o vereador Pier Petruzziello; a procuradora geral do município, Vanessa Volpi; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), Alexandre Matschinske; os secretários Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional) e Alexandre Jarschel (Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação); o presidente da Curitiba S.A., Marcelo Frehse; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó e o presidente do Invest Paraná, José Eduardo Bekin.  

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS