19.4 C
Curitiba
sábado, 18 maio 2024

Meio Ambiente aplica larvicidas para diminuir incidência de borrachudos em Curitiba

A presença excessiva de borrachudos em Curitiba está com os dias contados. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente deu início a um trabalho de aplicação de larvicidas biológicos em pontos determinados de rios que cortam a cidade e a Região Metropolitana para minimizar o incômodo que vem sendo relatado pela população. 

A aplicação é feita pela equipe Amigo dos Rios, da Limpeza Pública, em parceria com o Museu de História Natural, do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, que vem conduzindo estudos sobre os insetos. 

Na manhã desta quinta-feira (23/3), o trabalho conjunto aconteceu na região do Parque São Lourenço e na porção do Rio Belém que corta a unidade de conservação. “A ideia é que possamos voltar aos locais com maior incidência de reclamação a cada 15 dias para fazer a aplicação do produto”, conta o diretor de Limpeza Pública, Edelcio Marques dos Reis. 

A aplicação de larvicida biológico em rios de Curitiba, para o controle de borrachudos, foi uma sugestão do vereador Bruno Pessuti. 

O produto é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e não prejudica a vegetação, outros animais ou a qualidade da água. Para a aplicação, explica Reis, é necessário que a equipe faça uma preparação prévia dos pontos.

A retirada de resíduos, galhos e troncos também dificulta a postura dos ovos e a criação das larvas.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS