21.6 C
Curitiba
domingo, 21 abril 2024

Ainda dá tempo de conhecer o futuro no Smart City Expo Curitiba

Curitiba se despede nesta sexta-feira (24/3) da maior feira de cidades inteligentes do país. Smart City Expo Curitiba 2023 chega ao fim com uma agenda de encerramento agitada e cheia de experiências.

Além dos 65 expositores espalhados pelo pavilhão do Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, o terceiro dia do evento é o último para vivenciar a Arena Metaverso, experiência imersiva virtual inédita na Smart City Expo.

A tecnologia simula, durante cinco minutos, um voo de balão sobre o futuro Bairro Novo do Caximba, em construção pela Prefeitura de Curitiba desde o ano passado. Os visitantes podem sobrevoar áreas de reassentamento, o parque linear, o corredor ecológico, o conjunto de novos equipamentos públicos e todos os benefícios que fazem parte da execução da obra, iniciada em outubro de 2022, com a construção das primeiras 752 casas.

O projeto do novo bairro prevê o reassentamento de 1.147 famílias e a recuperação de áreas de preservação permanente dos rios Barigui e Iguaçu. O objetivo é entregar à comunidade da Vila 29 de Outubro, no extremo Sul da cidade, um novo padrão de qualidade de vida e saúde.

Inovações de Curitiba

Na Smart Plaza Vale do Pinhão, o coração da feira, o vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, vai lançar um aplicativo com experiências da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), às 14h.

Entre os pitches do dia, a Prefeitura de Curitiba detalha como foi criado e como será o uso do Cartão Curitiba, lançado pelo prefeito Rafael Greca no Smart City Expo, nesta quarta-feira (22/3). A Pirâmide Solar do Caximba, a primeira usina de energia solar construída sobre um aterro sanitário da América Latina, também será apresentada ao público.

Já o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) expõe o levantamento remoto de áreas verdes. A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) apresenta o trabalho de esclarecimento realizado com moradores da Vila 29 de Outubro sobre o projeto Bairro Novo do Caximba. Além disso, será destaque o programa Bom Negócio, que oferta capacitação de alto nível para microempreendedores do Vale do Pinhão. 

Entre as startups, o destaque será a presença dos vencedores do Pitch Live Vale do Pinhão. A gaúcha Trashin, a catarinense Smart Tour Brasil e a curitibana ERT (Earth Renewable Technologies) fecham a agenda da Smart Plaza com a apresentação de seus pitches, que lhes garantiram os 1º, 2º e 3º lugares (respectivamente) na competição nacional de startups.

Expositores do dia

Durante todo dia, os balcões de exposição terão amostra das atividades do Fab Lab da Prefeitura de Curitiba, do Farol do Saber Móvel e das experiências de robótica dos estudantes da rede municipal de ensino, além das startups Zeno (plataforma jurídica), Keep Charged (mapeamento de pontos de carga para veículos elétricos), Human Robotics (com o robô autônomo que oferta o autoatendimento), Bus’Station (com a experiência da comunicação em mídias embarcadas dentro de ônibus) e a Giro.Tech (criação de operações de financiamento para startups).

A Smart Plaza Vale do Pinhão é organizada pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), e do Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS