14.7 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Moradores da Matriz pedem melhorias na iluminação e no trânsito

Bairros da Regional Matriz terão mais obras de iluminação, no trânsito e do Rosto da Cidade, programa de recuperação de imóveis históricos. As solicitações foram feitas nesta quinta-feira (26/8), no encontro Prefeitura nos Bairros, no Salão da Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Rebouças.

Quase 200 moradores compareceram à audiência com o prefeito Rafael Greca. Ele ouviu os pedidos e fez um balanço do trabalho da Prefeitura nos 18 bairros da regional.

“A Matriz é a regional de todos os curitibanos, é o coração da cidade. O que se faz aqui beneficia a cidade inteira”, disse Greca.

Na audiência, a representante do Instituto de Educação do Paraná, Márcia Murbach, agradeceu a obra de revitalização da Rua Voluntários da Pátria, em andamento, e pediu a inclusão do imóvel histórico no programa Rosto da Cidade. O pedido foi acatado pelo prefeito.

“A Voluntários da Pátria está ficando maravilhosa e vai destacar ainda mais a poesia e a beleza do nosso prédio e o que ele representa para o Magistério”, disse Márcia.

Ex-aluna e professora aposentada do Instituto de Educação, Chloris Casagrande Justen, presidente da Academia Paranaense de Letras, participou da audiência e entregou ao prefeito um poema da poeta paranaense Helena Kolody.

Já os comerciantes Zacarias Ali Samad e Luiz Fernando Ferreira solicitaram melhoria na iluminação da Rua Jesuíno Marcondes. 

“A segurança na Praça Osório melhorou muito, tem mais guardas circulando. Com um reforma na iluminação, teremos mais tranquilidade para deixar o comércio aberto até tarde”, disse Ferreira, dono de um restaurante.

No Cabral, será implantado um semáforo ou redutor de velocidade nos cruzamentos das ruas Manoel Eufrásio e Guarda-Mor Lustosa. O pedido foi feito por Odonir Regrele, morador da região. “A Setran vai estudar qual o melhor mecanismo para funcionar nesse local”, disse Greca.

Na Vila Torres, a Setran vai implantar estacionamento de um lado só da Rua Manoel Martins de Abreu, entre as ruas Chile e Guabirotuba. A solicitação foi feita pelo presidente da Associação de Moradores Vila Torres.

Melhorias na Praça Plínio Tourinho e em outros espaços da Vila Torres serão tratadas especialmente pelo prefeito e a equipe da Prefeitura com a Associação de Moradores. “Vamos fazer uma reunião específica só para tratar desse assunto com representantes da comunidade da Vila Torres”, disse Greca.

Presenças

Participaram do Prefeitura nos Bairros o vice-prefeito Eduardo Pimentel; os vereadores Sabino Picolo, Beto Moraes e Edson do Parolin; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; o administrador da Regional Matriz, Dirceu de Matos; e o pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria, padre Eguione Nogueira Ricardo.   

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS