A pequena Amanda Vitória, de 5 anos, da escola da Escola Municipal CEI do Expedicionário, no Novo Mundo, comemorou com muita alegria a chegada da nova boneca, batizada de Bia. O presente foi entregue na tarde desta terça-feira (13) pelo Papai Noel da Campanha de Natal dos Correios, durante uma festa realizada no pátio da escola.

Os outros 198 estudantes da escola também receberam presentes que foram oferecidos por padrinhos da campanha. Neste ano, a campanha do Correios, realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, garantiu presentes e um Natal mais feliz para aproximadamente 12 mil crianças e estudantes de 14 escolas municipais e 47 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Os meninos e meninas escreveram cartinhas contando suas histórias e o que gostariam de ganhar.

Junto à nova boneca, Amanda ganhou um jogo de pratinhos, os dois presentes que havia solicitado na cartinha que escreveu ao Papai Noel durante uma atividade pedagógica estimulada a partir da campanha de Natal. “Eu estou muito, muito feliz porque o Papai Noel atendeu meus pedidos. Acho que eu fui muito boa menina e meus colegas também porque só tem criança feliz aqui hoje”, disse a menina.

As unidades escolares selecionadas para participar da campanha ficam em região de vulnerabilidade social. A maior parte das crianças é de famílias de baixa renda. Entre os principais pedidos feitos pelos meninos e meninas que estudam em turmas que vão do pré-escolar ao 5.º ano, estão brinquedos, roupas, calçados e materiais escolares.

Para o professor Arthur Prates, a iniciativa marca não só um momento de magia para as crianças que, em muitos casos, terão apenas este presente como uma alegria de Natal. “Eu acredito que ações que dão alegria e esperança de um mundo melhor são as que são investidas nos sonhos e nas transformações de vida. Hoje estamos vendo aqui crianças felizes, com olhares, sorrisos e lágrimas que não têm preço. Isso é contribuir para um mundo justo, fraterno e de igualdade”, comentou.

O clima de magia e felicidade tomou conta de toda a escola. Além dos estudantes, os professores e demais profissionais da escola deram uma pausa no dia de trabalho para acompanhar os momentos de magia. A recepção ao Papai Noel, que substituiu o trenó pelo veículo de entrega dos Correios, foi feita pelas crianças que cantaram um repertório de músicas natalinas. “É um momento de muita alegria para nossas crianças que estão vivendo a magia do Natal. A escola se uniu à campanha para que o momento fosse muito especial”, disse a diretora da escola Ana Berenice Horning Sanchez.

O Natal da estudante Janaina dos Santos, de 9 anos, também terá mais alegria e esperança neste ano. A menina caprichou no pedido feito ao Papai Noel. Para ela era importante traduzir em palavras o desejo de um fim de ano celebrado em família e com uma festa farta. Compreendendo o momento de dificuldade que passa em casa, Janaina resolveu pedir algo que ajudasse a todos, então elegeu uma cesta básica ou um kit de material escolar como prioridade.

“Quando escrevi a carta de Natal, pensei em algo que pudesse presentear minha família também. Sei que meu pai trabalha muito e está se esforçando para comprar o material escolar, mas até para comida tá difícil, por isso pedi pro Papai Noel me ajudar”, explicou a menina.

Campanha

A Campanha de Natal dos Correios ocorre em todo o Brasil e a adoção das cartas é feita da mesma maneira em todas as cidades. As cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas, e, em seguida, oferecidas para adoção dos padrinhos nas unidades da empresa. A equipe dos Correios trabalha para promover o apadrinhamento de todas as cartas. Na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, a produção das cartas, com textos ou desenhos das crianças, é acompanhada de uma ação pedagógica.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados da campanha que tem transformado sonhos em alegrias reais para as crianças que mais precisam. Conseguimos atender ao desejo de 13 mil meninos e meninas”, disse a representante do Departamento de Relacionamento Institucional dos Correios, Alessandra Hataqueiama Ricardo.

1 comentário

Comments are closed.