15.4 C
Curitiba
sexta-feira, 24 maio 2024

Saúde de Curitiba orienta para prevenção e cuidados com a hipertensão

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição acompanhada regularmente nas Unidades de Saúde que afeta mais de 100 mil curitibanos. No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) destaca a importância dos cuidados com a alimentação e a prática de atividade física. Para isso, o programa “Escute o Seu Coração” pode te ajudar.

Um exemplo de ação do “Escute o Seu Coração” é o grupo de apoio a hipertensos que está disponível em várias unidades de saúde da capital paranaense. O grupo do Cajuru foi iniciado em 2009, na Unidade de Saúde Trindade II. Desde então, recebe 50 pacientes, que se reúnem duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, para participar de atividades voltadas ao cuidado e à promoção da saúde.

As aulas incluem atividades físicas, como alongamento e fortalecimento muscular, essenciais para o controle da hipertensão e para melhorar a qualidade de vida dos participantes. Atualmente, o grupo acolhe pacientes de três unidades de saúde: Unidade de Saúde Cajuru, Trindade II e Camargo.

Para Clementina Antunes de Silva, 65, ir para as aulas é uma parte vital da semana. Ela descobriu que tinha hipertensão há quatro anos e frequenta o grupo de apoio há três anos.

 “Quando não posso ir, sinto muita falta. O grupo e a Unidade de Saúde me ajudam a cuidar da minha saúde.” declarou.

Clementina valoriza muito essas reuniões, onde se sente compreendida e apoiada pelos profissionais de saúde.

Dados

Ao todo, Curitiba conta atualmente com mais de 108 mil pessoas sob acompanhamento de hipertensão nas unidades de saúde. Desde o início de 2024, foram registrados quase 4 mil novos pacientes no programa, sendo que, somente no mês de março, foram mais de mil pessoas.

“É importante que as pessoas com hipertensão sigam as instruções de seus médicos e façam acompanhamento contínuo em sua unidade de referência”, destaca Aléxei Volaco, médico endocrinologista da SMS.

O grande desafio é identificar a hipertensão, que muitas vezes é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas claros. É preciso atenção a sinais que podem ser confundidos com outras situações de saúde.

“Dores de cabeça frequentes, tonturas, zumbido no ouvido, entre outros sinais, podem indicar uma alteração importante da pressão arterial. Em alguns casos, é preciso iniciar o controle com medicamentos”, indica o médico da SMS, destacando que é importante buscar um serviço de saúde para fazer o diagnóstico correto.

Para agendar atendimento em uma das 109 Unidades de Saúde de Curitiba, o cidadão pode acessar o aplicativo Saúde Já para marcar um primeiro atendimento com a enfermagem. Depois do acolhimento na sua unidade de referência, que fica na região em que mora, será dado continuidade ao atendimento necessário com a equipe multiprofissional, que inclui médico, nutricionista, profissional de educação física, entre outros.

Escute o Seu Coração

O programa “Escute o Seu Coração” tem o objetivo de prevenir e reduzir o número de mortes por doenças do coração ao criar uma linha de cuidado especial que abrange toda a rede de saúde municipal, estimulando estilos de vida saudáveis para a prevenção de doenças.

Está presente em todas as unidades de saúde de Curitiba e engloba várias ações para promover saúde, como o apoio para uma alimentação saudável, para deixar de fumar, combate à obesidade, controle do diabetes e o controle do estresse.

No portal, os visitantes podem testar comportamentos e identificar o que precisa ou não ser mudado e informar-se sobre um estilo de vida mais saudável.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS