23.7 C
Curitiba
quarta-feira, 22 maio 2024

Setran orienta: é proibido circular nas canaletas do transporte coletivo em Curitiba

Superintendência de Trânsito (Setran) está fazendo uma série de ações educativas nas canaletas de circulação exclusiva de ônibus da cidade. Agentes da Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran) estiveram em frente à Rodoviária, na Avenida Presidente Affonso Camargo, na última semana, para orientar ciclistas sobre a proibição e o risco de circular nos espaços exclusivos para o transporte coletivo.

Além dos ônibus, somente veículos que fazem atendimentos de emergência em saúde e de segurança pública podem circular pelas canaletas.

“Embora seja proibido, muitos ciclistas e pedestres insistem em utilizar o espaço. As canaletas dão uma falsa sensação de segurança e não devem ser utilizadas pela população. Infelizmente ainda temos muitos acidentes, inclusive fatais, que poderiam ser evitados. Por isso, estamos reforçando as ações de conscientização”, comenta a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.

Segundo Battistella, Curitiba possui espaços para o uso das bicicletas, inclusive nas proximidades das vias exclusivas para o transporte coletivo.  Atualmente, a cidade conta com uma malha cicloviária de 259,3 quilômetros, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas.

Além do foco nos ciclistas, os agentes também orientam sobre travessia segura e demais cuidados no trânsito. Segundo o coordenador operacional da EPTran, Jayme Rodrigo de Paula, as ações educativas são diárias.

“Aproveitamos para reforçar o uso da faixa e do semáforo para pedestres, também orientamos os motoristas para que tenham cuidado e atenção com os ciclistas e pedestres. É fundamental que cada um faça a sua parte para que tenhamos um trânsito mais seguro”, disse o coordenador operacional da EPTran, Jayme Rodrigo de Paula.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 118 | MAIO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS