19.4 C
Curitiba
sábado, 18 maio 2024

Atletas com apoio do programa Talento Olímpico participam dos Jogos Rio 2016

A cem dias do início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, o Paraná já tem motivos para comemorar, com o aumento da participação de atletas patrocinados pelo programa Talento Olímpico do Paraná – TOP 2016, da Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná, com apoio da Copel.

De acordo com o secretário de Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, em 2012, o TOP tinha quatro atletas na disputa e esse ano já tem seis vagas garantidas. “Muitas vagas ainda estão sendo definidas nos esportes individuais, além das convocações em esportes coletivos que ainda não ocorreram. Acreditamos que teremos pelo menos 12 integrantes do TOP no Rio 2016”, disse o secretário.

Os números mostram que o Governo do Paraná acertou quando criou o TOP em 2011 para apoiar o esporte de base e de alto rendimento. “Estamos indo para o sexto ano de patrocínios através do TOP. Além dos atletas olímpicos, a bolsa vem beneficiando milhares de praticantes de esporte em todo o Paraná. Com o programa, fortalecemos nosso compromisso em proporcionar a revelação de atletas em nosso Estado.”, afirmou governador Beto Richa.

Na próxima segunda-feira (02) serão divulgados os nomes dos 1.600 contemplados com o TOP 2016.

TOCHA OLÍMPICA – A Tocha Olímpica chegará ao Paraná em 28 de junho e percorrerá 22 cidades do Estado. A primeira parada será em Londrina, onde pernoitará. No dia seguinte, segue pelas cidades de Arapongas, Maringá e Campo Mourão, antes de passar a noite em Cascavel. Dia 30, a comitiva do revezamento percorre Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, até chegar a Foz do Iguaçu. Em 2 de julho o percurso é retomado e cruza os municípios de Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Realeza, Francisco Beltrão e Pato Branco para mais um pernoite.

Em 14 de julho, depois de passar pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a tocha volta ao Paraná e entra no Estado por São José dos Pinhais. No mesmo dia, segue para Curitiba para a festa de celebração, que se repetirá em todas as cidades de pernoite. Nos dias 15 e 16, é a vez dos municípios de Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo, Ponta Grossa (pernoite) e Castro.

O TOP – O Talento Olímpico do Paraná, criado em 2011, é o maior programa estadual de fomento aos esportes olímpicos e paralímpicos do País, valorizando estrelas de renome internacional e jovens talentos esportivos do Estado com destaque regional e nacional. O programa concede bolsas para apoiar desde os atletas iniciantes até os de alto nível, além de técnicos.

Neste ano, serão ofertadas 1.600 bolsas em seis diferentes categorias – Formador, Técnico Formador, Escolar, Nacional, Olimpo e Técnico. Os valores mensais variam de R$ 150,00 (Categoria Formador) a R$ 4.000,00 (Olimpo).

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo/Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, e será executado nesta edição com o patrocínio exclusivo da Copel.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 117 | ABRIL/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS