Nesta quinta-feira (24) o Coritiba foi até Feira de Santana enfrentar o Bahia de Feira pela primeira fase da Copa do Brasil. De goleada, o Coxa venceu a equipe mandante por 2 a 5. Léo Gamalho (2), Robinho e Clayton (2) marcaram para o Verdão.

O Coxa avança para a segunda fase da competição e aguarda a definição do adversário entre Paraná Clube e Pouso Alegre (MG).

O jogo

Para a estreia na Copa do Brasil, o técnico Gustavo Morínigo pode contar com o retorno do capitão Willian Farias, que ficou de fora dos últimos três jogos após uma lesão muscular na coxa. O meia Régis testou positivo para a Covid-19 e não pode ser relacionado para o jogo. O volante Matheus Sales segue vetado pelo departamento médico.

O Coxa começou com: Alex Muralha, Guillermo, Henrique, Luciano Castán, Egídio, Willian Farias, Andrey (Val), Thonny Anderson (Robinho), Igor Paixão (Pablo García), Alef Manga (Warley) e Léo Gamalho (Clayton). 

Nesta primeira fase o jogo é único e o Coxa jogava pelo empate para se classificar e seguir na competição. Mas o Verdão foi a até Feira de Santana em busca da vitória.

A partida começou movimentada e o Coritiba estava com bom domínio da bola e com a grama sintética, os passes eram rápidos e com velocidade. Aos 5 minutos, Igor Paixão passa pela direita e lança rasteiro para Léo Gamalho, o jogador não conseguiu ajeitar a bola e ela saiu pela linha de fundo.

Aos 18 minutos, o Coxa chegou pela esquerda com Egídio que tentou cruzar mas foi cortado pela zaga adversária. Alef Manga ficou com a sobra e finalizou em direção ao gol, a bola desviou e foi pela linha de fundo. No contra-ataque o árbitro marcou pênalti para o Bahia de Feira e a equipe mandante abriu o placar.

O Coxa não sentiu o gol e foi em busca do empate. Com 26 minutos de partida Igor Paixão ganhou velocidade e ficou cara a cara com o goleiro, chutou em direção ao gol, mas o ataque foi defendido.

O Verdão chegava com pressão e aos 29 minutos, após bate e rebate, o árbitro marcou pênalti para o Coxa. Léo Gamalho foi para a bola, bateu forte e encheu a rede deixando o placar igual na Arena Cajueiro.

Mas o alviverde queria virar o marcador e continuou pressionando. Aos 42 minutos, Léo Gamalho recebeu a bola pelo meio de campo, ajeitou e chutou rasteiro de  fora da área, marcando um golaço e deixando o Coxa na frente no placar.

A primeira etapa acabou 1×2.

Na etapa complementar o jogo seguiu pegado e com boas chances para ambas as equipes. Aos 09 minutos, Egídio cruzou para Léo Gamalho dentro da grande área, mas a bola passou por cima do travessão. Aos 17 minutos, o Bahia de Feira marcou e deixou o placar novamente empatado.

Depois disso, só deu Verdão! Aos 24 minutos, Léo Gamalho tocou para Robinho que ficou cara a cara com o goleiro adversário e chutou forte para o fundo da rede, marcando o terceiro do alviverde e deixando o Coxa na frente novamente.

O Coritiba queria mais! Aos 34 minutos, Igor Paixão acelerou e lançou a bola para Léo Gamalho que ajeitou para Robinho, a bola passou perto da trave e acabou saindo pela linha de fundo.

Mas o quarto gol não demorou para sair. Aos 41 minutos, Clayton recebeu a bola de Pablo García e aproveitou a saída do goleiro e chutou para o gol. Não deu tempo nem de comemorar e o atacante marcou outro! Aos 48 minutos, Clayton recebeu o passe de Robinho e estufou a rede mais uma vez para o Coxa, marcando o quinto gol do Verdão na partida.

Com o apito final o Coxa goleou e se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil. O Verdão aguarda o adversário da próxima fase entre Paraná Clube ou Pouso Alegre.