“Viabilizando tecnologias para cidades inteligentes”, “Cidades criativas, sustentáveis e humanas”, “Governança em sociedades digitais” e “Planejando cidades inovadoras e inclusivas”. Estes serão os quatro temas da segunda edição do Smart City Expo Curitiba, maior evento de cidades inteligentes do mundo, que deverá receber mais de seis mil pessoas, no Expo Barigui, nos dias 21 e 22 de março de 2019.

 

“Curitiba voltará a ser a capital mundial da inovação, este ano, reunindo especialistas, governos, empresas e profissionais de todo o mundo, que debaterão e buscarão soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades. Temos a obrigação de provocar a inovação”, afirma o prefeito Rafael Greca. A Prefeitura e o Vale do Pinhão, o movimento do município e do ecossistema para incentivar ainda mais o ambiente de inovação da cidade, são apoiadores oficiais do fórum internacional.

 

Chancelado pela Fira Barcelona Internacional (consórcio público espanhol formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona), o Smart City Expo Curitiba é organizado pela empresa iCities. “A edição de 2019 será dividida em duas áreas, o congresso, que deverá ter 85 palestrantes, e a feira de soluções inteligentes, que deverá dobrar de tamanho”, antecipa o diretor comercial da iCities, Caio Castro.

 

[themoneytizer id=”21651-1″]

 

Coração do evento

Como na primeira edição do evento internacional, em 2018, o Smart Plaza Vale do Pinhão será o coração do evento. “Neste espaço, que integrará as áreas de congresso e exposição, serão mostradas todas as soluções inovadoras desenvolvidas por startups, por empresas de economia criativa, por entidades do terceiro setor e pela própria Prefeitura, que integram o ecossistema de inovação de Curitiba”, explica Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, órgão ligado ao município e responsável pela organização do Smart Plaza Vale do Pinhão.

 “Vamos mostrar que o Vale do Pinhão contempla uma série de ações integradas de incentivo à tecnologia, a revitalizações de regiões com emprego e renda, a criação de startups (novas empresas) e a programas do município voltados à cultura da inovação, como os Faróis do Saber e Inovação, o aplicativo Saúde Já e as hortas urbanas”, exemplifica Cris.

 

Gerente de projetos da Fira Barcelona Internacional, Victor Moreno frisa que a primeira edição do Smart City Expo Curitiba superou as expectativas da organização espanhola. “O evento de 2018 recebeu mais de cinco mil participantes e o nível dos debates mostrou que a escolha por Curitiba foi a melhor, pois a capital do Paraná é realmente a mais inteligente do país”, argumenta. O Smart City Expo Curitiba 2018 ocorreu nos dias 28 de fevereiro a 1º de março.