Foi lançado nessa terça-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, o curso Direitos Humanos na Prática, no formato de educação à distância/EAD, dividido em cinco subcursos.

A ação é uma parceria entre a Assessoria de Direitos humanos (ADH) da Secretaria do Governo Municipal (SGM), a Fundação de Ação Social (FAS) e o Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP). As formações são gratuitas e abertas à população, conselhos tutelares, conselhos de direitos, profissionais da Prefeitura de Curitiba e de demais órgãos públicos, sem limite de inscrições.

“Os cursos respondem a uma demanda efetiva da população curitibana que clama por formação em direitos humanos. E através deles queremos promover uma mudança de comportamento por meio de uma atuação cidadã e empática com o próximo e suas diferenças”, declara Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

Conheça os temas

Durante as formações serão apresentados um panorama das conquistas e dos desafios que ocorreram ao longo da história, caracterizado por um processo de lutas e de defesa de direitos.

Com duração de 60 horas, eles abordarão as seguintes temáticas que servirão para aperfeiçoamento profissional e para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e desenvolvida.

1- Direitos Humanos, Desafios e Conquistas;
2- Direitos Humanos e a Igualdade de Gênero;
3- Direitos Humanos Promoção e Proteção das Pessoas em Situação de Rua;
4- Direitos Humanos e a Diversidade Sexual;
5- Direitos Humanos e a Promoção da Igualdade Étnico-Racial.

O curso ficará disponível até o dia 15 de dezembro de 2022 no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Imap, porém o inscrito poderá estudar a qualquer hora, otimizando o tempo. Os módulos são sequenciais e cada subcurso ficará disponível somente após a conclusão de todos os módulos anteriores.

O certificado digital ficará disponível após o término do curso e, para certificação, o participante deverá assistir todas as vídeoaulas; realizar as atividades avaliativas e obter nota 7.0 nas mesmas; e responder a Avaliação do Curso/Ação.

Como se inscrever

Para a inscrição, acesse o Portal Aprendere e selecione o tema de interesse. Após a confirmação da inscrição, acesse o AVA Imap, neste link.

O acesso ao AVA Imap é feito pelo CPF, que deverá ser digitado no campo “Identificação”.

No caso do primeiro acesso do servidor, a senha é: Senh@123. Esta senha deverá ser alterada no primeiro acesso.

Para os servidores que já realizaram cursos no AVA Imap, o login de identificação (CPF) e a senha permanecem os mesmos.