14.7 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Teatro de Comédia estreia com peça indicada ao Pulitzer

A edição 2020 do Teatro de Comédia do Paraná traz o diretor Rodrigo Portella para dirigir uma peça norte-americana finalista do Pulitzer em 2018. O texto escolhido para o TCP 2020 é TodoMundo! (Everybody), de Branden Jacobs-Jenkins, em que Deus pede uma inesperada prestação de contas e um balanço de como as pessoas passaram seu tempo na terra. Portella é um dos mais renomados dramaturgos de sua geração, com cerca de 150 premiações, incluindo o prêmio Shell de melhor direção.

A peça estreia em março, durante o Festival de Teatro de Curitiba. O TCP é uma iniciativa do Centro Cultural Teatro Guaíra, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura.

TodoMundo!,com montagem inédita no Brasil, é inspirada em uma forma de teatro medieval e os atores são escolhidos para interpretar os personagens por meio de um sorteio ao vivo. Na trama, Deus está insatisfeito com a humanidade e ordena que sua assistente, a Morte, busque ‘TodoMundo’ para prestar contas. Durante o percurso, entre sonhos e memórias, o personagem se dá conta de que está morrendo.

A diretora-presidente do CCTG, Monica Rischbieter, explica que a escolha de Portella e do texto de Jacobs-Jenkins seguem a tradição do TCP de apresentar peças que se tornaram marcos na história do teatro paranaense. “O TCP consagrou grandes nomes da dramaturgia, como Paulo Goulart e Lala Schneider. Acreditamos que o investimento feito agora pelo Governo do Estado será uma nova referência na arte paranaense. É uma peça para todos os públicos, que discute os dilemas da vida de uma forma divertida e, ao mesmo tempo, profunda”, diz Monica.

Para Rodrigo Portella, a obra tem conflitos e temas atuais. “Sabemos que se um plano de salvação não for urgentemente colocado em prática, nossa vida na terra estará comprometida muito em breve. E, para mim, é exatamente sobre isso que a peça fala. Nós passamos por aqui tão distraídos, tão preocupados com nossa pequena existência, que esquecemos que a vida aqui é só uma breve passagem”.

RODRIGO PORTELLA – Vencedor dos prêmios Shell, Cesgranrio e Botequim Cultural, Portella é um dos diretores teatrais mais renomados de sua geração. Natural de Três Rios, interior do Rio de Janeiro, é formado em Direção Teatral pela UniRio. Em 27 anos de carreira, dirigiu 23 espetáculos e escreveu nove peças teatrais, sendo indicado quatro vezes ao Prêmio Shell. Recebeu também o prêmio de Melhor Espetáculo Estrangeiro da temporada 2017/2018 pela Associação de Críticos de Montreal/Canadá, Prêmio APCA de Melhor espetáculo da temporada paulista de 2019 e o Prêmio APTR de Melhor Espetáculo da temporada carioca de 2017.

TEATRO DE COMÉDIA DO PARANÁ – O Teatro de Comédia do Paraná (TCP) foi reativado em 2016 e, desde então, foram apresentadas as peças O Homem Desconfortável, Hoje é Dia de Rock, indicada ao prêmio Botequim Cultural nas categorias de melhor direção e figurino, e Papéis de Maria Dias.

O projeto foi criado em 1963 com a finalidade de orientar e coordenar as atividades teatrais do Centro Cultural Teatro Guaíra. O primeiro diretor do grupo foi Cláudio Correa e Castro que montou ‘Um Elefante no Caos’, de Millôr Fernandes. No elenco estavam Paulo Goulart, Nicete Bruno, Lala Schneider, Sale Wolokita, Manuel Kobachuk, José Maria Santos e Joel de Oliveira. A partir de 1964, o TCP atuou até os anos 2000 e chegou a produzir até cinco espetáculos em apenas um ano.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS